Qual é a bandeira do LGBT?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

A Bandeira Arco-Íris, também conhecida como Bandeira do Orgulho Gay, é um símbolo da Comunidade Gay e do Movimento LGBT. Criada em 1979 pelo ativista gay Gilbert Baker, a pedido do político homossexual Harvey Milk para representar a Comunidade Gay, acabou por se tornar um dos principais símbolos do movimento LGBT.

A mais conhecida do mundo é a bandeira LGBT, que representa a diversidade de identidades de gênero e de orientações sexuais.

  • Bandeiras Lésbicas.
  • Bandeira Gay.
  • Bandeira Bissexual.
  • Bandeira Trans.
  • Bandeira Intersexual.
  • Bandeira Assexual.

Foi criada em 1973 por familiares e amigos de pessoas LGBT+, que apoiavam a comunidade em sua luta por direitos civis e contra a homofobia. A bandeira tem o fundo listrado, em preto e branco, remetendo a heterossexualidade, e um triângulo colorido acima, simbolizando a bandeira arco-íris do orgulho LGBT+.

Com isso, LGBTQIA+ se tornou um acrônimo para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer, com um sinal “+” para reconhecer as orientações sexuais ilimitadas e identidades de gênero usadas pelos membros dessa comunidade.

O termo pansexual é composto pelo prefixo pan-, que significa tudo e a palavra sexualidade, que indica que as pessoas que se consideram pansexuais não restringem sua sexualidade ao gênero oposto (heterossexualidade), ao mesmo gênero (homossexualidade) ou gêneros binários, masculino e feminino (bissexualidade).

arco-íris

O símbolo mais frequentemente associado ao movimento é o arco-íris, criado em 1978 pelo artista norte-americano Gilbert Baker. Exibida pela primeira vez na Parada Gay da Liberdade de São Francisco, nos Estados Unidos, a bandeira original tinha oito cores, das quais seis permanecem até hoje.

"A cor não é realmente uma propriedade da luz ou dos objetos que a refletem. É uma sensação que surge dentro do cérebro", explicou. Dessa forma, sabendo que o rosa é uma mistura de vermelho e violeta e que eles estão em lados opostos do arco-íris e nunca se encontram, o rosa não está presente entre suas 7 cores.

Vladimir Putin

O governo do presidente russo Vladimir Putin criou uma "bandeira hétero" para antagonizar com as recentes conquistas dos direitos civis para os homossexuais --como a aprovação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

Azul: representa a atração afetivo/sexual ao gênero oposto (indivíduo heterossexual); Roxa: as faixas azul e rosa sobrepostas no centro formam uma sombra profunda que representa a atração afetivo/sexual a ambos os gêneros (bissexuais).

Durante a classificação em bandeira preta, o comércio não essencial estará fechado, assim como cinemas, teatros, shoppings, lojas de conveniência, academias, salões de beleza, estéticas. Festas e eventos continuam proibidos.

A estrela vermelha de cinco pontas, um pentagrama sem o pentágono no seu interior, é um símbolo do republicanismo, do socialismo e do comunismo. É muitas vezes interpretado como representação dos dedos das mãos dos trabalhadores, bem como os cinco continentes.

Queer é uma palavra em inglês que significa “estranho”. O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

· "Dia do Orgulho Hétero, a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de dezembro." Art.

As comunidades LGBT+ adoptaram diversos símbolos com os quais se identificam e são identificados, demonstrando união, orgulho e partilha de valores, assim como ideias, conceitos, história e identidade. Os símbolos mais reconhecidos são a bandeira arco-íris e o triângulo rosa.

Atualmente, a sigla mais utilizada é LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexual, Assexual, Pansexual).

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Posteriormente, aprovado pela I Conferência Nacional GLBT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), a sigla oficial passou a ser LGBT. Nesse sentido, LGBT ou LGBT+ acoplaria qualquer identidade, seja bi, gay, lésbica, agênero, assexual, intersexual, demissexual, dentre outras.

Não há uma idade específica em que se espera que todas as pessoas se deem conta de sua orientação ou identidade sexuais.

Homem Cisgênero: um homem cis é uma pessoa que nasceu com o órgão sexual masculino, tem comportamentos e atitudes que seguem o papel de gênero masculino e se reconhece como homem (identidade de gênero).