Qual é a babosa venenosa?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Muita gente parece não acreditar, mas não existem tipos de babosa venenosos. Pelo contrário, o uso correto do vegetal ajuda na cura de diferentes problemas de saúde, como o colesterol, e também em questões estéticas, como já mencionamos.

Apesar de serem espécies de uma mesma família, a babosa mais utilizada é a Aloe Vera. É possível até mesmo cultivá-la em casa! Agora que você já sabe que babosa e aloe vera são a mesma coisa, ficou mais fácil de compreender e também explicar.

O que você deve fazer é simplesmente colocar suas folhas de Babosa em uma pia ou papel toalha, e deixar elas inclinadas, para que a Aloína vá escorrendo para fora das folhas. Deixe escorrer por umas 2 a 3 horas. Daí é só lavar bem as folhas.

Este suco não é recomendado para idosos e mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, o suco de babosa pode interagir com alguns medicamentos usados para tratar pressão alta, diabetes e problemas de coração, e anticoagulantes e, por isso, só deve ser consumido sob orientação de um médico.

Efeitos colaterais da babosa
Há relatos de diarreia, disfunção dos rins e dermatites devido à ingestão da babosa. O uso tópico da planta pode causar alergias, irritação e edema local.

Ao cortar um pedaço delas é possível ver a mucilagem, uma estrutura com concentração de 90% de água e 10% de fibra. Ao observar essa região do corte também pode-se perceber que a planta elimina um líquido viscoso de coloração amarela. Essa substância presente no líquido é tóxica para o consumo e uso na pele.

"Quando você vai abrir a babosa, primeiro sai o líquido amarelo. Ele é rico em aloína, mas problema é que ela pode causar efeitos laxativos e pode causar intoxicação gastrointestinal.”

A proibição aconteceu por falta de estudos científicos que comprovem a segurança da planta, ou seja, não existe garantia de que não prejudique a saúde.

É uma espécie de suculenta herbácea muito conhecida como babosa, sendo empregada na medicina popular. Existem muitas espécies diferentes que são conhecidas com esse nome, mas a Aloe vera é a conhecida como babosa verdadeira ou babosa medicinal.

Dica de como passar: como é um hidratante levinho, a babosa pode ser usada tranquilamente em todos os tipos de cabelo em forma de condicionador, máscara de tratamento ou creme para pentear.

O kokerboom pode ser encontrado na natureza apenas no noroeste da África do Sul e no sul da Namíbia. Ao contrário da babosa que vive quase rente ao chão, essa espécie pode atingir 9 metros de altura e viver mais de 400 anos. No extremo de cada ramo, nascem cachos de folhas suculentas, com a mesma gosma da babosa.

Deixe descansar por cerca de duas horas.

A babosa é uma planta medicinal utilizada em diferentes cuidados estéticos, principalmente no cabelo e na pele. O que poucas pessoas sabem é que também é possível ingerir o gel de babosa em forma de gelo na sua bebida favorita e aproveitar ao máximo seus benefícios.

Se forem 4 colheres (geralmente 2 folhas de babosa), bata com 1 litro de água e por aí vai. Por fim, acrescente alguns cubos de gelo e adoce com o açúcar mascavo ou demerara - bem mais nutritivos do que os outros tipos de açúcares.