Qual é a ave que come cobra?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

O acauã, o carcará, o gavião-preto, a águia-cinzenta e o carrapateiro predam animais peçonhentos, principalmente jararacas e cascavéis.

Gambá é um dos únicos animais imunes ao veneno das serpentes; saiba por quê - Instituto Butantan.

A serpente é bem comum na América do Sul, inclusive em vários estados brasileiros. De acordo com o biólogo, os gambás geralmente não são presas das serpentes, por serem mais imunes ao veneno das cobras, o que causa espanto.

De fato, existem apenas dois países que não têm espécies nativas de cobra. Eles são a Irlanda e a Islândia.

Por esse motivo que esse tipo de lagarto tem dentes, para conseguir mastigar e rasgar seus alimentos com a boca. Na natureza, esse lagarto come cobra, aves, insetos e roedores.

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.

A picada de cobra em gato ou cachorro leva a um quadro de coagulopatia tuberculosa, caracterizada pela dificuldade do sangue em coagular. Isso acaba fazendo com que o animal sangre, muitas vezes, até a morte. Como o veneno age mais rapidamente no cachorro, a coagulopatia ocorre mais cedo do que nos gatos.

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

O sistema imune do cavalo é estimulado a fabricar uma grande quantidade de anticorpos contra o veneno, que quando são ejetados na pessoa que foi picada, neutraliza o efeito do veneno.

É um animal onívoro e seu principal predador é o gato-do-mato (Leopardus spp.).

Desta forma, ao longo da sua história evolutiva, os gambás desenvolveram meios de enfrentar o adversário peçonhento, ficando cada vez mais imune às picadas. Em contrapartida, as cobras desenvolveram um veneno cada vez mais potente para tentar neutralizar o gambá.

Foi ao observar essa propriedade entre os gambás que a equipe do IOC decidiu estudar que composto presente no sangue do animal poderia neutralizar o efeito das toxinas encontradas no veneno de cobras como a jararaca, da família Viperidae.

A galinha é um dos predadores. Ela come insetos e pequenos artrópodes. Então aranha, escorpião, faz um trabalho eficaz se você mantém ela na casa para evitar a proliferação desses animais”, conta ela.

Spilotes pullatus, esse é o nome científico dado à cobra caninana, também conhecida regionalmente como cobra cantagalo.

O canal National Geographic diz que, assim como Nova Zelândia, Islândia, Groenlândia e Antártica, a Irlanda é um país livre de cobras, não havendo nem mesmo registro de fósseis desses répteis.

Fazem parte de seu cardápio as lulas, peixes teleósteos (ósseos) e eventualmente tubarões menores.

O mangusto é conhecido por seu temperamento estourado e sua coragem diante até das temidas najas.

A dieta do Teiú é bastante ampla e variada. Na natureza, ele se alimenta de pássaros (e as vezes até de seus ovos), pequenos mamíferos, anfíbios, vermes, crustáceos e carniça. Frutas, flores e folhas também fazem parte de sua alimentação.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.