Qual é a árvore mais famosa do mundo?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

sequóia gigante

Começamos com o grande general, talvez a mais famosa de todas. Trata-se de uma sequóia gigante e está na Califórnia. Este espécime detém o título de ser vivo com a maior quantidade de biomassa da Terra.

Archaeopteris

A primeira árvore pode ter sido a Wattieza, cujos fósseis foram encontrados no estado de Nova York em 2007, datando do Devoniano Médio (cerca de 385 milhões de anos atrás). Antes desta descoberta, Archaeopteris era a primeira árvore conhecida.

Ipê-amarelo

O Ipê-amarelo é uma das árvores nativas do Brasil mais conhecidas, considerada por muitos a mais bonita. Seu nome científico tem origem no tupi-guarani.

A árvore da sequoia da costa (sequoia sempervirens) tem 115,92 metros de altura e seu nome é derivado da mitologia grega — Hyperion era um dos Titãs e pai do deus do sol Helios e da deusa da lua Selene.

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

Karomia gigas

A Karomia gigas é uma árvore alta e reta que pode atingir 24 metros, cujos galhos só aparecem a partir de 10 a 12 metros do solo, tornando as flores difíceis de avistar. A árvore é tão rara que não tem nenhum apelido conhecido em inglês, suaíli ou nos idiomas locais em torno das reservas florestais onde é encontrada.

Um pinheiro bonsai centenário é uma das plantas mais caras da história. Vendido na Convenção Internacional de Bonsai em Takamatsu, Japão, seu preço de leilão chegou a US$ 1,3 milhão (cerca de R$ 6.820.840). A árvore foi declarada ter mais de 800 anos, o que a torna excepcional.

Árvore shohin, Caliandra Brevipes.

Calcula-se que existam no planeta hoje cerca de 3 trilhões de árvores.

Na mitologia nórdica, Yggdrasil (ou no nórdico antigo: Yggdrasill) é uma árvore colossal (algumas fontes dizem que é um freixo, outras que é um teixo), que é o eixo do mundo.

jequitibá-rosa

Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.

Helicônia

A Helicônia é uma planta tropical que produz flores espetaculares e ornamentais, amplamente utilizada por paisagistas, pois tem a característica de florescer durante o ano todo. Esta planta produz muitas inflorescências, sempre pendente seu comprimento pode variar de acordo com o número de flores no caule.

A Magnólia é uma das árvores que dão flores mais lindas do Brasil. Um pouco semelhante à flor do Ipê-rosa, essa espécie tem diferenciais — um perfume inconfundível e o porte pequeno. Como alcança entre 5 e 10 metros de altura, é recomendada para arborização urbana, já que não compromete os fios dos postes.

O que é pau-brasil? O pau-brasil (ou Caesalpinia echinata Lam, no seu nome científico) é uma espécie arbórea, nativa das florestas tropicais da costa brasileira. Sua maior ocorrência está na faixa da Mata Atlântica, trecho que compreende o litoral do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro.

Nas White Mountains da Califórnia central, a 3.000 metros de altitude, num deserto alpino árido onde poucos outros seres conseguem viver, há bosques de pinheiros majestosos e retorcidos da espécie Great Basin bristlecone (Pinus longaeva), alguns dos quais sobrevivem há quase 5.000 anos.

O Parque das Sequoias tem 70 anos de história. Encravado em meio à mata nativa de Canela, na Serra Gaúcha, o parque é uma das maiores coleções de coníferas de todo o mundo, possuindo exemplares de sequoias.

O aumento na devastação da Amazônia tem ameaçado cada vez mais a Floresta Estadual do Paru, no norte do Pará, onde está localizada a maior árvore já identificada no Brasil, um angelim-vermelho de 400 anos de idade, 88,5 metros de altura e quase 10 metros de circunferência.

A mais profunda raiz conhecida foi a de um pinheiro que crescia em solo arenoso, altamente poroso; penetrou no solo até cerca de 6,5 metros. De modo geral, a extensão lateral das raízes das árvores é maior que a extensão da copa.

Tibouchina mutabilis

Manacá-da-serra | Tibouchina mutabilis
Pode chegar à 5 m de altura.

A árvore construída por eles tem 14 centímetros de comprimento e, por ser feita de grafeno, consiste em átomos de carbono em apenas uma camada e tem somente um terço de nanômetro de espessura, é super fina.