Qual é a árvore da vida?

Perguntado por: uzagalo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

No Budismo, a árvore da vida é representada pela árvore Bodhi, local onde Buda recebeu uma iluminação. No Cristianismo, versão a qual estamos mais habituados, o item tem relação direta com sabedoria e imortalidade.

Uma das plantas mais generosas, da qual se aproveita tudo – da folha ao óleo –, o buriti alcançou um prestígio tal que é tratado como “árvore da vida”, sobretudo por quem lida com ele.

Árvore da vida: crescimento e renovação
Um dos significados mais importantes da árvore da vida é lembrar que devemos sempre crescer e nos renovar, e ficar parado não é uma opção! Esse símbolo também é conhecido por outros nomes, como: árvore do mundo, árvore do esclarecimento ou do conhecimento e árvore celeste.

“Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!” Jeremias 17:8.

De forma geral, a árvore da vida é um símbolo sagrado, cujo significado perpassa pela fecundidade e imortalidade. Está associada à criação do universo, representando a ligação entre vários planos, como a terra, o céu e também o submundo.

Árvore: símbolo de vida e preservação da humanidade.

A árvore da vida ficava no meio do jardim do Éden, junto à árvore do conhecimento do bem e do mal. Quando o homem pecou, Deus o expulsou do Éden para não comer da árvore da vida. Quando Deus criou o Éden, Ele colocou a árvore da vida no centro do jardim (Gênesis 2:8-9).

No meio do deserto do Bahraini, não muito longe do Djebel Dukhan (Montanha da Fumaça) e a 40 km de Manama, encontra-se uma árvore antiga. Parece estar aqui há mais de quatrocentos anos, crescendo em uma terra árida e desértica, desprovida de vegetação.

Detalhes do livro
Moisés nomeia apenas duas árvores desse jardim: a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, cujos frutos Deus proibira Adão e Eva de comerem...

Deus deu a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio. Por que Deus colocou no Jardim uma árvore da qual o homem não poderia comer? Para dar a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio.

A Árvore da Vida também conhecida como Árvore da Família, é repleta de significados. Esta presente em diversas culturas e a muito tempo.

Gérbera. Representa a alegria da vida, felicidade e simplicidade.

A Árvore da Vida, de acordo com Lígia Pimenta, tem o propósito de “construir o território de identidade e o sentido de pertencimento e resgatar a conexão dos indivíduos com o lugar em que estão inseridos no mundo”.

A árvore da vida é um símbolo sagrado em diferentes culturas. De formas distintas, registra a relação entre o céu e a terra, onde as folhas e os ramos se multiplicam e amadurecem e o tronco e as raízes sustentam a permanência desses movimentos. Um símbolo representativo da imortalidade, fecundidade e criação.

A oliveira é, pela primeira vez, mencionada em Gn 8.11, quando a pomba voltou para a arca de Noé com um ramo daquela árvore.

figueira

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.

Porque a árvore é permanentemente bela e frutífera, seus galhos oferecem sombra para descansar-se nela; cresce com o sol e a chuva, esperando assim em Deus e colocando a sua vida nas mãos dele. Semelhantemente é o justo, porque o Senhor é para ele um manancial de águas vivas.

Ipê Amarelo é considerado árvore símbolo do Brasil.