Qual é a arma de Exu?

Perguntado por: arodrigues3 . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Arma de fogo é instrumento do Exu. O argumento de que a arma protege o cidadão comum contra assaltos também é intragável.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça.

A palavra Ogó, na verdade, é o nome do instrumento de madeira em formato fálico carregado por Exú e dotado de grandes poderes. O handpan dá o tom ufológico, espacial, extra-terrestre, que traz a ancestralidade ao presente e a projeta para o futuro.

O Exu Tranca Rua é cultuado principalmente por sua característica de ajudar na abertura dos caminhos desejados por aqueles que são fiéis a ele. De acordo com a prática das religiões, ele tem o poder de ajudar a vencer os obstáculos para conquistar objetivos.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Outros exus comuns, porém ainda perigosos, são Exu Ventania e o Exu Morcego.

EXU REI - ABDIAS NASCIMENTO Divindade africana que aportou no Brasil junto aos negros, Exu é conhecido como o orixá da comunicação, guardião das ruas e do comportamento humano. O curta metragem de não-ficção Exu Rei dialoga com a influência desse arquétipo pela cultura negra a e sua assimilação pela arte brasileira.

O Reino dos Exus é o local que desperta mais curiosidade no Santuário Nacional da Umbanda. Destinado ao povo de esquerda, o Reino localiza-se na encruzilhada que leva ao Vale dos Orixás®. Exu é a figura mais incompreendida na Umbanda, a que desperta mais temor e ao mesmo tempo mais admiração de todos.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

As Pombagiras preferem cigarros de filtro branco ou cigarrilhas, já os Exús gostam mais de cigarros de filtro amarelo, cigarrilhas fortes e charutos.

Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.