Qual é a aresta do cone?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Ainda que ele tenha vértice, ele não possui arestas, e a sua face não é formada por um polígono, o que faz com que ele seja considerado um corpo redondo. É possível perceber que, se fizermos uma rotação de um triângulo, encontramos um cone.

Vértice de um cone é o ponto P, onde concorrem todos os segmentos de reta. Base de um cone é a região plana contida no interior da curva, inclusive a própria curva. Eixo do cone é quando a base do cone é uma região que possui centro, o eixo é o segmento de reta que passa pelo vértice P e pelo centro da base.

Podemos calcular o número de arestas pelo número de faces usando esta fórmula: n° Arestas = (n°Faces . n° de lados da face)/2; Primeiramente, devemos entender o que são arestas.

Faces: são as superfícies planas que constituem o sólido; Arestas: correspondem às linhas resultantes do encontro de duas faces; Vértices: são os pontos de encontro das arestas.

Relação de Euler: vértices, faces e arestas

PoliedroFA
Cubo612
Pirâmide triangular46
Prisma de base pentagonal715
Octaedro regular812

Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas.

Assim, o número de arestas é dois a menos do que a soma do número de vértices e de faces. Por exemplo, um cubo tem 8 vértices e 6 faces, logo possui 12 arestas.

Além das 6 faces, o cubo possui 12 arestas e 8 vértices.

O cone parece ter duas arestas retas porque desenhamos como uma forma 2D no papel. Mas o cone na verdade tem apenas uma aresta circular, então não há arestas retas. Então, podemos dizer que a forma que tem arestas não retas, um vértice e uma base circular é o cone.

O cubo é formado por 12 arestas (segmentos de retas) congruentes, 6 faces quadrangulares e 8 vértices (pontos).

Cone é um sólido geométrico que faz parte dos estudos da geometria espacial. Ele possui uma base circular (r) formada por segmentos de reta que têm uma extremidade num vértice (V) em comum. Além disso, o cone possui a altura (h), caracterizada pela distância do vértice do cone ao plano da base.

Logo, o volume do cubo depende somente da medida da sua aresta. O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³.

Os sólidos irregulares não se enquadram nos grupos acima. Eles não possuem formas definidas, logo não possuem arestas e vértices.

Explique rapidamente que um vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica, uma aresta é um segmento de reta onde duas faces se encontram e que face é cada um dos lados do sólido.

Arestas em um cilindro
Porém, nos cilindros temos duas arestas que possuem curvatura, que são a circunferência dos círculos nas bases. Além disso, temos uma terceira aresta que une os dois vértices dos círculos e que está localizada ao longo da face lateral. Portanto, temos um total de 3 arestas.

O prisma quadrangular tem bases quadradas. e as demais faces são retângulos. Tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces, destas, duas são as bases e as demais são retangulares.

São as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. São os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.

Cone: corpo redondo que, diferentemente do cilindro, possui somente uma base formada por um círculo. A parte superior do cone é conhecida como vértice.

- O tetraedro tem 9 arestas.