Qual e a área de administração?

Perguntado por: ecaldeira7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A grade curricular do curso de Administração apresenta algumas disciplinas da área de Ciências Exatas, como Matemática Financeira. No entanto, a maior parte do curso é dedicado à área de Humanas, em matérias como: Ciências Sociais. Comportamento Organizacional.

Nesse sentido, o profissional formado pode atuar em inúmeros setores e mercados, seja no ramo industrial, comercial, empresarial ou público. Numa empresa, por exemplo, o administrador tem a função de planejar, organizar e controlar o RH. Da mesma forma, ele também pode atuar no financeiro e na gestão empresarial.

Profissão Administrador: salário e carreira na área de ADMINISTRAÇÃO

PORTE DA EMPRESASALÁRIO MÉDIO
TraineeJunior
Grande EmpresaR$ 3.944,53R$ 4.930,66
Média EmpresaR$ 3.034,26R$ 3.792,82
Pequena EmpresaR$ 2.334,04R$ 2.917,55

Os três modelos de Administração Pública: patrimonialista, burocrática e gerencial/NGP.

Um administrador de empresas é um profissional responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias no meio corporativo. Por ele, passam ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

O administrador é um profissional qualificado para tomar decisões estratégicas e por isso é muito requisitado no mercado de trabalho. Além disso, as opções de atuação são diversas para o profissional de Administração. Logo, a empregabilidade para quem conquista um diploma na área é alta.

Há muitas oportunidades disponíveis na carreira de Administração, mas os Administradores sentem a dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, principalmente os recém-formados, pois muitas vezes além da falta de maturidade, justificada até mesmo pela pouca idade, falta outros requisitos como experiência ou ...

A alta procura pela faculdade de Administração tem como uma de suas justificativas a versatilidade da profissão. Quem se forma nesse curso tem um amplo leque de possibilidade de emprego e pode trabalhar em cargos como gerente, supervisor e até CEO em grandes empresas privadas e públicas.

A atuação do assistente administrativo pode ser percebida no recebimento e envio de documentos, controle de contas, elaboração de relatórios, emissão de notas fiscais e atualização de arquivos e cadastros. Como se trata de uma função essencial nas empresas, o número de contratações costuma ser grande.

O aluno do curso de administração aprende a conduzir processos de recrutamento, seleção, retenção de talentos, desenvolvimento de pessoas, desligamento, definição de planos de carreiras e outras atividades ligadas à gestão de pessoas.

As 10 principais áreas da Administração. O curso de Administração oferece uma formação ampla, que garante ao profissional uma visão sistêmica de empresas públicas e privadas.

A área de finanças costuma oferecer altos salários para os administradores. É comum encontrar profissionais da área financeira de bancos e outras empresas públicas e privadas que ganham um salário médio entre R$10 mil e R$20 mil por mês.

4 anos

Segundo norma estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de administração devem ter uma carga horária mínima de 3 mil horas/aula. Normalmente, essas horas são divididas em um total de 8 semestres letivos, totalizando um total de 4 anos de duração do curso.

4 anos

Quantos anos tem a faculdade de administração? A faculdade de Administração tem a duração de 4 anos. São 8 semestres que incentivarão você a ser um profissional de destaque na área.

É fundamental que o administrador tenha habilidade para planejar, organizar e gerenciar recursos e etapas do trabalho. Para isso, dois outros pontos contam a favor: a visão estratégica e a postura flexível para alterar os meios de chegar ao objetivo final.

Via de regra, as funções principais da Administração são: Planejar. Organizar.
...
2. Organização

  • Desenvolver a estrutura organizacional do escritório;
  • Delegar e distribuir tarefas;
  • Solicitar recursos para as atividades;
  • Gerenciar processos;
  • Criação de organogramas.