Qual é a altura de uma platibanda?

Perguntado por: ubaptista5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

80 cm

A altura mínima da platibanda é de 80 cm. Isso porque, a altura da platibanda deve ser proporcional à inclinação do telhado. Logo, sabendo que a inclinação é de 10% e tomando como exemplo um telhado de 5 m de largura, a inclinação deve ser de 50 cm.

Nas edificações residenciais multifamiliares, a platibanda é feita do mesmo material do restante da construção, que em nosso país usualmente consiste em alvenaria de blocos cerâmicos ou de blocos de concreto.

O beiral oferece um ar mais tradicional e rústico à edificação, enquanto a platibanda é mais moderna e limpa. No quesito do tipo de cobertura, normalmente a platibanda é usada quando há laje, telhado de fibrocimento ou metálico. Por outro lado, o beiral é mais usado quando o telhado é do tipo colonial.

O custo do telhado platibanda em si é bem mais em conta, é mais leve se usado menos madeira, isto no caso de telhas leves e grandes como as de fibrocimento ou sanduiche. Além disso, o tempo de construção é menor, mais moderno e fica em sintonia com os atuais padrões arquitetônicos de construção.

A platibanda pode ser de um material acompanhando o restante da construção, que pode ser de alvenaria, blocos cerâmicos, de concreto, ou até mesmo de material metálico.

80 cm

Tamanho do beiral
Em casas, recomenda-se adotar 80 cm de beiral. Caso se desejar fazer maior, deve-se atentar a alguns códigos municipais de obras no requisito área construída, que é toda área recoberta por telhado, exceto beirais, até um limite de largura, que pode ser de 1,00 m ou valores em torno.

sim você pode construir.

35% significa que para cada metro na horizontal, o telhado deve subir 0,35m na vertical. Ao calcular a altura, lembre-se de considerar a altura da caixa d'água, caso a mesma esteja sob o telhado: deixe ao menos 0,30 m no ponto mais próximo da tampa, para poder fazer a manutenção.

Se você deseja uma fachada sofisticada, a platibanda é perfeita para sua construção! Bastante popular na arquitetura moderna, esse elemento é uma mureta em torno da fachada. Tem como principal objetivo ser uma cobertura para esconder calhas e o telhado.

Você pode usar platibandas como coberturas para sacadas, janelas e sacadas para criar áreas sombreadas em edifícios. O deck é revestido em madeira em tons naturais para personalizar e modernizar a fachada. A combinação de madeira e estrutura metálica preta torna o espaço mais refinado e refinado.

Os telhados embutidos podem ser construídos com qualquer tipo de telha, mas as mais utilizadas são de fibrocimento, polipropileno e metálicas. Estas telhas são as mais utilizadas por necessitarem de inclinações menores, reduzindo a altura da platibanda.

Em relação aos custos, a laje normal costuma ser mais barata que o telhado tradicional. Mas vários fatores podem mudar a conta, como o tipo de impermeabilização. Se sua necessidade não for tão grande e um sistema leve for escolhido, os custos podem ser bem atrativos.

O telhado embutido — comum em casas e empresas — é uma cobertura feita com telhas que não ficam aparentes. São dispostas de forma que fiquem “escondidas” por uma estrutura, chamada de platibanda. Visualmente, é como se houvesse uma “parede” ou “viga” na frente do telhado.

Pingadeira é um acabamento que evita que a água da chuva escorra pelas paredes, peitoris de janelas e muros de uma construção. Ela pode ser feita de diversos materiais e também tem função estética.

A platibanda é uma moldura ou faixa horizontal na parte superior de uma construção que tem como finalidade esconder o telhado, as calhas, a caixa d água e outros materiais de construção.

Geralmente, a inclinação em projetos que utilizam esse tipo de telhado fica entre 10% e 20%, mas também podem ser encontrados em percentuais diferentes.

Quais as desvantagens de um telhado embutido? A desvantagem do telhado embutido é que o processo de instalação é um pouco mais complexo, pois as calhas, por exemplo, precisam ter uma grande capacidade de vazão, já que são elas que fazem o escoamento da água da chuva.

O beiral pode ser feito de dois tipos. Um, é quando o avanço do beiral é feito pela laje, chamado balanço. Esse tipo de beiral pode ser utilizado tanto no telhado embutido quanto no telhado aparente. O outro é quando o avanço do beiral é feito pelo próprio telhado.

No Brasil, as platibandas de prédios públicos e religiosos passaram a ser ornadas desde os anos 1800, inicialmente com ornamentos em pedra e depois em cerâmica, que indicavam a função da edificação, por meio do revivalismo.

Qual a diferença entre um beiral e a marquise? É geralmente entendido como uma faixa pavimentada sobre a qual são avançados os beirais do telhado que cobrem a casa. O beiral consiste na continuação do telhado, é a parte do telhado que vai além da parede e serve para a proteção contra chuvas.