Qual é a altura da Torre de Babel?

Perguntado por: nmagalhaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

2484 metros

O Livro dos Jubileus diz que a torre teria 5433 cúbitos e 2 palmos, o que seria equivalente a 2484 metros de altura, quatro vezes mais alta do que as construções mais altas do mundo hoje.

A torre de Babel estaria hoje em algum lugar da Mesopotâmia
Essa região, entre o Rio Tigre e Eufrates, seria hoje território do Iraque.

A pedra do século 6 a.C., para o especialista, mostra a primeira imagem real da Torre de Babel, evidenciando as sete camadas da estrutura, além de identificar um homem por trás de sua construção, o imperador Nabucodonosor 2º.

Em Ur, Abrão viveu justamente no período em que a antiga língua suméria estava entrando em extinção para dar lugar ao acadiano, também conhecido como acádio ou assírio babilônico que era um idioma do tronco semita assim como o hebraico. Abrão, portanto, deveria falar fluentemente sumeriano e acadiano.

Deus teria causado confusão na humanidade estabelecendo diferentes idiomas, o que impediu que a torre fosse construída. Esse mito é encontrado em Gênesis 11:1-9. Os historiadores acreditam que a Torre de Babel possa corresponder a um zigurate que foi construído na Babilônia.

A Torre de Babel é um dos contos mais intrigantes da história da humanidade, supostamente construída pelos homens que queriam fazer da torre tão alta para alcançar os Deuses. Entretanto os Deuses não gostaram da soberba dos homens e derrubaram a mesma.

Burj Khalifa

Com mais de 828 metros de altura e 163 andares, o Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo. Além do papel que exerce como ponto turístico de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o empreendimento é um marco arquitetônico e um símbolo de poder.

"Babel” vem da raiz “BLL” que significa confusão ou mistura.

A Torre de Babel, que significa a "porta do céu" ou a "porta de Deus", é mencionada na Bíblia (Génesis, 11), como uma das construções mais ambiciosas do homem.

A torre foi destruída e as pessoas ficaram a vaguear entre as ruínas, incapazes de se comunicar, pois cada um falava uma língua diferente, condenadas à incompreensão mútua. Na opinião do historiador, a nossa Torre de Babel caiu em 2010, com a entrada em cena dos algoritmos separando os universos e públicos.

Num vale em Senaar, decidiram construir uma torre que alcançasse o céu, para que se tornassem célebres e não se dispersassem. Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra.

O que os historiadores podem concluir do mito é que a Torre de Babel, caso tenha existido mesmo, teria sido um zigurate. Esse tipo de construção foi desenvolvido pelos sumérios, por volta de 3000 a.C., e se tornou bastante comum em toda a Mesopotâmia.

Os historiadores acreditam que a Torre de Babel foi um zigurate, construção muito comum na Mesopotâmia.

A mensagem bíblica mais importante sobre a Torre de Babel diz respeito ao juízo de Deus que veio sobre aquele povo, trazendo a confusão das línguas e dando início a dispersão geográfica da humanidade e o surgimento das diversas culturas e variedades idiomáticas.

adâmica

A Linguagem adâmica é, de acordo com o Judaísmo (registrado no Midrash) e alguns cristãos, a língua falada por Adão (e, possivelmente, por Eva) no Jardim do Éden.