Qual é a alimentação de um elefante?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

São animais herbívoros, alimentando-se de gramíneas, ervas, bambu, cascas de árvores e raízes, muitas vezes causando diversos prejuízos por arrancar as árvores do solo. Esses animais podem ingerir mais de 200 quilos de alimento e mais de 100 litros de água por dia.

Savanas

Habitat: Savanas, florestas, desertos e pântanos. Alimentação: Herbívoro. Reprodução: Gestação de 22 meses, nascendo 1 filhote. Expectativa de Vida em Cativeiro: 75 anos.

Elefante
Além do marfim, os elefantes também são caçados para o consumo de sua carne. Contudo, o consumo desse animal não é tão comum como os anteriores, sendo usado apenas em alguns locais da África e na Tailândia. Viajantes do século 17 já falavam da famosa carne de elefante, relatando ser muito saborosa.

Não. Na verdade, ele usa a tromba como um grande canudo para sugar até 10 litros de água e depois esguichá-la na boca para matar sua sede. A tromba do elefante é um prolongamento do nariz e do lábio superior do bichão, e é pela tromba que ele respira.

Os elefantes não dão muita bola para espinhos, nem se incomodam muito com as moléculas de má digestão produzidas por algumas plantas. Mas têm um ponto fraco: não gostam de formigas entrando na sua tromba ...

Os elefantes também não economizam nas refeições e passam 16 horas por dia se alimentando de acácias, as folhagens e frutas favoritas da espécie. Gramíneas, juncus, arbustos, frutas, bulbos, caules e raízes também entram na dieta de 150 quilos de alimento consumidos por dia.

Os elefantes têm o maior cérebro em comparação com os restantes mamíferos. Os seus cérebros são muito parecidos com os dos humanos: por exemplo, o hipocampo e o cortex são muito desenvolvidos. Como o hipocampo é a área do cérebro ligada às sensações e à memória, faz sentido o uso da expressão!

As elefantas dormiam no chão apenas por uma hora. No resto do tempo, repousavam em pé. Isso poderia limitar suas chances de ter fases regulares de sono ou sono profundo, durante o qual ocorrem os sonhos.

Os elefantes geralmente dormem em pé. Esta é uma característica comum entre todas as três espécies de elefante. É comum ver um elefante dormindo em pé ou encostado em uma árvore para se equilibrar. Eles podem dormir deitados, mas os elefantes geralmente não dormem por muitas razões que abordaremos na próxima seção.

Elefantes realmente adoram água e gostam de se banhar com suas trombas. 6. Ao contrário do que aparece nos desenhos animados, amendoim não é parte de sua alimentação cotidiana. Aliás, eles nem parecem gostar muito de amendoim.

São animais exóticos de grande porte que chamam atenção sempre, mas não tem elefantes no Brasil, temos que conservá-lo na natureza, lá na Ásia, na África, onde estão extremamente ameaçados.

28 dentes

Os dentes dos elefantes são muito diferentes dos dentes da maior parte dos mamíferos. Durante a sua vida eles têm normalmente 28 dentes.

Possuem a capacidade de regular a temperatura do corpo com auxílio de suas orelhas, que são grandes e dispõem de uma rede complexa de vasos sanguíneos e, quando o animal as abana, o sangue que as irriga chega a resfriar em 5°C.

E tem mais: dizem que o gosto é parecido com a da língua da vaca.