Qual é a aliança de noivado?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Como falei acima, a única tradição é com a aliança de ouro. Esta sim, deverá ficar na mão esquerda depois do casamento. E se ela for dada antes da cerimônia, a noiva usa na mão direita. Se a noiva ganha um anel de diamantes, pode usá-lo na mão esquerda ou direita.

Historicamente, a aliança de noivado é de ouro amarelo e aqui no Brasil, a tradição é: enquanto noivos a aliança é usada no dedo anelar da mão direta, quando casados a mesma aliança para a mão esquerda, ainda no dedo anelar.

Se o casal é mais do tipo tradicional, o mais comum é que o símbolo usado pelo homem seja uma aliança. Assim, quando o homem usa anel de noivado, ele costuma ser uma aliança lisa e sem detalhes. Mas, isso não é uma regra. Aliás, há muitas possibilidades como detalhes e desenhos, ou mesmo anéis com pedras.

Escreva o que você quer falar. Faça votos de noivado, para que na hora não “dê branco”. Podem ser frases simples, mas que descrevam todo o seu amor pela pessoa amada, mas que sejam sinceras e carregadas de sentimento. Dessa forma você se prepara bem e não vai se atrapalhar na hora do pedido!

As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6).

O anel de noivado, no momento que é dado para a noiva, deve ser colocado no dedo anelar da mão esquerda. O noivo permanece sem usar nada durante o noivado. No dia do casamento, o anel pode ser usado junto com a aliança, que também será colocada na mão esquerda. Ou o anel pode ser trocado para a mão direita.

Com relação à noiva, também seguindo a tradição, o que cabe à ela, no caso à sua família, é pagar toda a cerimônia. Nos tempos antigos, era o pai da noiva quem pagava o casamento inteiro.

5) No dia do Casamento, os noivos, testemunhas e convidados devem chegar com antecedência ao horário agendado e aguardar no salão da celebração. O casal será chamado pelo nome e o juiz de paz dará início à celebração. A troca de alianças não é obrigatória.

Em geral, é usado como um complemento para a aliança de casamento, antes ou depois dela. Nesse caso, o solitário é colocado no dedo anelar da mão esquerda, onde se dizia que ficava a veia amoris (veia do amor). Ao combinar com a aliança de casamento, carrega o significado de amor vindo do coração.

Onde se usa o anel solitário? É comum as noivas usarem na mão direita, durante o período de noivado, a aliança e o anel solitário como aparador da aliança. O mesmo pode seguir acontecendo após o casamento. Com a aliança de casamento recolocada na mão esquerda e o anel de noivado servindo de aparador na mesma mão.

* Quem Convidar? O Noivado é uma festa realmente familiar. E daqueles familiares mais próximos: pais e mães, irmãos e cunhados, os avós. Ainda dá para convidar aquele MELHOR amigo e a sua esposa.

Anteriormente, era comum que os pais da noiva fossem os responsáveis por bancar e oferecer a festa de noivado. Todavia, hoje este comportamento mudou. Hoje, muitos noivos pagam pela própria festa de noivado. “Depende muito do quão tradicional a família é e da idade dos noivos.

É preciso noivar para casar? Não. Passar ou não pelo período do noivado é um escolha do casal. Alguns moram juntos por um tempo e somente mais tarde decidem tornar a união oficial.

Não existem regras para o momento que antecede o casamento, ele pode ser chamado de noivado ou não, pode ser comunicado a todos ou apenas aos mais íntimos e durar o tempo que for preciso — seja ele longo ou curto.

O que fazer depois do noivado?

  1. Gritar aos quatro ventos. ...
  2. Assimile a notícia, não deixe de celebrar esse enlace. ...
  3. Conte a história da grande surpresa mais de mil vezes. ...
  4. Faça uma sessão de fotos de noivado. ...
  5. Se encham de inspiração. ...
  6. E, claro, comecem o planejamento!

Segundo a recente tradição brasileira sobre o anel de noivado, o costume é usar o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda. Ele representa o pedido de casamento, isto é, aquele momento em que o casal decidiu dar um passo adiante em seu relacionamento.

O anel de noivado é um símbolo do pedido de casamento. Ele é uma lembrança diária da decisão de viver uma vida toda a dois. Ele marca o fim do namoro e o começo do noivado. Ele simboliza a sensação de virar noiva.

É no noivado que a real intenção do casamento é formalmente anunciada. Ele é também um tempo de preparação, amadurecimento, e um passo adiante no caminho à estabilidade do compromisso que será pleno quando chegar ao casamento.

A mulher deve usar o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda, simbolizando o compromisso. Os dois, quando casados, usam a aliança no mesmo dedo. No Brasil, muitas vezes os noivos usam a aliança do casamento durante o período de noivado, mas é no dedo anelar da mão direita.