Qual é a afirmação que representa o principal objetivo da história?

Perguntado por: acardoso4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O principal objetivo da História é estudar o modo como os seres humanos agiram ao longo do tempo, o que inclui as ações dos humanos nas diferentes épocas e lugares, assim como estas ações foram pouco a pouco se transformando/adaptando às diferentes necessidades humanas. É correta a alternativa C.

Resposta: A importância da história está em compreender e interpretar o passado humano e suas relações com o presente, ajudando a entender como a sociedade, as culturas e as instituições evoluíram ao longo do tempo e como podemos aprender com as experiências do passado.

O objeto de estudo do historiador é o desenvolvimento das sociedades humanas no espaço e no tempo. Esse desenvolvimento é o resultado de bilhões de ações individuais.

O estudo da história implica três conceitos diferentes, mas que tendem a ser confundidos entre si: a historiografia (o conjunto de técnicas e de métodos utilizados para descrever os feitos históricos acontecidos), a historiologia (as explicações, os métodos e as teorias sobre como, porquê e em que medida acontecem os ...

O que é objeto de estudo? O objeto de estudo consiste nessa especificação do tema de pesquisa. Ou no ponto de vista pelo qual se analisará o tema da pesquisa. Em outras palavras, o objeto de estudo é o afunilamento do tema.

O componente curricular História tem por objetivo viabilizar a compreensão e a problematização dos valores, dos saberes e dos fazeres de pessoas, em variadas espacialidades e temporalidades, em dimensões individual e coletiva (BRASIL, 2015, p. 240).

O estudo da história, portanto, tem a importância de dar, sobretudo, suporte compreensivo às pessoas, para que ajam com maior prudência, civilidade e tolerância, em seu meio e em situações estranhas à sua cultura.

O surgimento histórico ajuda na compreensão do homem e o define. Através da história (é que são) que se é fornecidos elementos de compreensão da sociedade e cultura, (que) ajudam a desenvolver o pensamentos críticos, o entendimento sobre diferenças entre pessoas, os países e civilizações.

Ela investiga o que as pessoas fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão da raça humana enquanto ser que constrói seu tempo.

A importância da história reside em sua capacidade de nos fornecer uma compreensão do passado, do presente e até mesmo do futuro. Através do estudo da história, podemos entender como as sociedades evoluíram, as conquistas e dificuldades enfrentadas, e as lições que podemos extrair dessas experiências.

A apropriação do aprendizado de História permite ao aluno, portanto cidadão, o desenvolvimento social, cultural, crítico, científico, tornando os sujeitos de hoje, ainda crianças, futuros homens preparados para enfrentar os meios socioculturais, prontos a assumir suas ambições e responsabilidades como adultos.

História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.

A aprendizagem de História oferece oportunidade de compreensão de mundo, de reflexão em relação à sociedade em diferentes tempos, (passado, presente, futuro), como também, oportuniza o entendimento sobre a sociedade em que vivemos, e sobre os grupos nos quais estamos inseridos.

Heródoto

Heródoto, pai da História.

O historiador é um profissional que estuda o passado humano em seus mais diversos âmbitos — social, econômico, cultural, cotidianos, entre outros.

Os historiadores brasileiros apresentam como seu objeto principal de estudo os fatos históricos que vêm ocorrendo ao longo do tempo. Como por exemplo: descoberta do Brasil, período da república, independência do Brasil, mudanças econômicas, migração, escravidão, êxodo rural, colonização, entre outros.

Os conceitos para a História são importantes para a mediação dos conhecimentos históricos, socialmente construídos não descartados e, é fundamental para que possamos perceber as transformações ao longo do tempo e do espaço e, dessa forma, compreender as modificações na sociedade.

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Antes de iniciarmos o estudo dos acontecimentos históricos mais cobrados nos vestibulares, temos que nos familiarizar com os conceitos básicos do estudo da História. Dentre eles, estão os conceitos de cultura, sociedade, economia e política.