Qual é a adição de cloro para eliminar os germes nocivos à saúde?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

É a cloração, para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor. Nesse processo pode ser usado o hipoclorito de sódio, cloro gasoso ou dióxido de cloro.

Art. 32. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede) e nos pontos de consumo.

Desinfecção: eliminação dos microorganismos patogênicos presentes na água em tratamento, através da adição de um agente desinfetante, normalmente cloro e derivados.

Misturar 2 colheres das de sopa de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária* (2,0 a 2,5%) com 1 litro de água e jogar no recipiente.

Cloração é o processo de adição de cloro (Cl2) à água como um método de purificação para torná-la apta ao consumo humano como água potável. A filtração e a cloração da água diminuem significativamente a carga de micróbios.

O excesso do cloro pode causar sintomas como aumento da sede, náusea, dificuldade para engolir e até mesmo a morte. Isto porque ácido, mesmo em pequenas quantias, pode gerar graves danos ao entrar no pulmão durante a alimentação e o vômito.

Beber água clorada pode causar problemas das artérias. Uma vez que as artérias estão comprometidas, o colesterol LDL pode unir-se as suas paredes, levando à aterosclerose e doenças cardíacas.

A portaria nº89/94 define teor de cloro ativo entre 2,00% à 2.5% para registro do produto , e 1,75% à 2,75% para fins de fiscalização.

Dessa forma, o ideal é manter o pH entre 7,2 e 7,6, fazendo com que os usuários não sintam irritação em seu olhos e os produtos químicos funcionem de forma adequada. O cloro analisado pelos kits tradicionais de piscinas medem a concentração do cloro residual total .

I - O teor mínimo de cloro ativo deve ser de 2,0% p/p e máximo de 2,5% p/p durante o prazo de validade do produto. II - A água utilizada na fabricação deve atender ao "Padrão de Potabilidade de Água para Consumo Humano", de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

Pode-se realizar a desinfecção por meio de processos físicos: temperatura, pressão, radiação eletromagnética, calor úmido ou sistemas mecânicos como lavadoras termo desinfetadoras e pasteurizadoras ou por meio de processos químicos: submergindo totalmente o material limpo e seco numa solução química por determinado ...

O cloro e seus compostos são fortes agentes oxidantes. Em geral, a reatividade do cloro diminui com o aumento do pH, e sua velocidade de reação aumenta com a elevação da temperatura. As reações do cloro com compostos inorgânicos redutores, como sulfitos, sulfetos, íon ferroso e nitrito, são geralmente muito rápidas.

Sistemas de Cloração:
O processo de cloração consiste em adicionar solução de hipoclorito de sódio à água de consumo com o objetivo de gerar o cloro residual livre (na forma de ácido hipocloroso) para inativar os microorganismos patogênicos existentes na água.

A dosagem inicial do cloro de piscina é de 4 gramas para cada 1.000 litros de água (sempre verifique a embalagem do produto).