Qual é a adaptação da víbora chifruda?

Perguntado por: umata . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

A víbora de chifres, ou víbora-cornuda, como algumas outras serpentes do deserto, adapta-se bem à vida na areia. Ela sabe enterrar-se na areia, enrolando seu corpo munido de duas espinhas ventrais, e desaparece em alguns segundos, deixando de fora apenas os olhos e os “chifres”.

Habitat e Ecologia
Habita os matos abertos, as clareiras dos bosques, orlas e sebes, zonas pedregosas e muros de pedra.

Bitis caudalis, vulgarmente conhecida como víbora-do-deserto, é uma espécie de víbora venenosa encontrada nas regiões áridas do sudoeste da África, sobretudo Namíbia, África do Sul, Zimbabué e Botswana, bem como no extremo sul de Angola e Zâmbia.

cobra-papagaio

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Embora algumas pessoas acreditem que serpentes possuem veneno e cobras não, a verdade, é que não há diferença entre os dois nomes – cobra e serpente significa a mesma coisa, sendo venenosa ou não. Já a víbora, não é um nome genérico.

píton-reticulada

A píton-reticulada é a cobra mais comprida do mundo. Atualmente, a maior cobra viva (que se conseguiu medir) é uma píton-reticulada chamada Medusa. Ela tem 7,67 metros de comprimento e vive em uma “casa assombrada”, centro de espetáculos, nos Estados Unidos. Isso, sim, é um susto!

Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento. Em outras espécies, o desenvolvimento do filhote acontece todo dentro do corpo da fêmea.

Sucuri-verde é a maior cobra do país e a segunda do mundo, podendo atingir até 8 metros.

Ainda que todas sejam carnívoras, suas presas são diversas, como: aranhas, lacraias, lesmas, sapos, ratos, outras serpentes e diversos outros tipos de presas.

Significado de víbora: Pessoa venenosa, que trai com facilidade.

Amplamente distribuída no Brasil, a urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma serpente conhecida pela fama de perigosa. Das regiões Sul e Sudeste ao Centro-Oeste, corre o ditado: “a urutu, quando não mata, aleija”.

jiboia-da-areia

“A jiboia-da-areia é noturna. Ela se enterra na areia durante o dia para suportar as altas temperaturas de seu habitat natural, os desertos quentes, mas também aguenta bem a oscilação de temperatura, que pode chegar a 50 ºC”, diz o profissional.

A cobra voadora é uma espécie de serpente que vive no sudeste de Ásia. Ela é capaz de se deslocar por até cem metros no ar.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

A mais popular e mais calma delas é a subespécie hondurensis.

Víbora azul
Isso porque trata-se de uma cobra lindíssima, que esbanja tons vibrantes de azul. De nome científico Trimeresurus insularis, essa é uma víbora peçonhenta encontrada na Ásia, principalmente em ilhas da Indonésia, como no leste de Java.

cerastes

Conhecida como cerastes, esta serpente vive no deserto africano. Apesar dos chifres assustadores, ela mede cerca de 70 centímetros e seu veneno não é mortal para os humanos. A víbora fica escondida debaixo da areia e deixa apenas os chifres, olhos e nariz de fora esperando para atacar a presa.