Qual é a abreviatura de Vossas Senhorias?
Vossa Senhoria (V.S. ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos.
O que substitui Vossa Senhoria?
Além do uso de Vossa Senhoria, Vossa Alteza, Vossa Majestade,…, também é possível o uso de Sua Senhoria, Sua Alteza, Sua Majestade,…
Como colocar a Vossa Senhoria?
Quando o tratamento destinado ao receptor for Vossa Senhoria, o endereçamento a ser empregado é “Ao Senhor” ou “À Senhora”. Ressalte-se que não se utiliza a expressão “A Sua Senhoria o Senhor” ou “A Sua Senhoria a Senhora”. O assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta.
Como abreviar senhores e senhoras no plural?
Formas de tratamento: as formas senhor e senhora só devem usadas em reproduções de falas ou em entrevistas. Assim, nesses casos, quando seguidas de nome próprio, prefira abreviá-las: sr. e sra. (use com inicial minúscula).
Como tratar as autoridades?
Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:
- Do Poder Executivo. Presidente da República. Vice-Presidente da República. ...
- Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
- Do Poder Judiciário. Presidente e membros do Supremo Tribunal Federal.
Como usar os pronomes de tratamento?
Os pronomes de tratamento são usados para se dirigir às pessoas com quem se fala (2.ª pessoa). Eles representam as formas educadas, de acordo com a idade ou cargo ocupados, e assumem o papel de pronomes pessoais. Você (v.) é um pronome de tratamento que é, todavia, utilizado em situações informais.
Quais são os pronomes de tratamento?
Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.
Qual o masculino de V Sá?
- se a um homem, usamos adjetivos e particípios no masculino: . Vossa Senhoria foi convocado para depor.
É correto colocar siglas no plural?
Para formar o plural de uma sigla, basta acrescentar um "s" minúsculo a ela. Nunca use apóstrofo (`). Certo: Ufirs, CEPs, URHs, PMs, Dorts. Errado: Ufir's, UFIR'S, CEP's, CEP'S, URH's, URH'S, PM's, Dort's.
Como conjugar Vossa Senhoria?
Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seu substituto” (e não “Vossa ... vosso...”).
Qual é o plural de Vossa Excelência?
ª pessoa do singular ou do plural (Vossa Excelência ou Vossas Excelências), a concordância verbal deverá ser feita sempre com a 3. ª pessoa do singular ou do plural: Infelizmente, Vossa Excelência não cumpriu suas promessas eleitorais. Infelizmente, Vossas Excelências não cumpriram suas promessas eleitorais.
Como se referir a três pessoas?
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
O que significa V Rev ma?
Vossa Majestade = V.M. Vossa Reverendíssima, Vossas Reverendíssimas = V. Rev.ma, V. Revma., V.
Qual é o vocativo de senhor e senhora?
Vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República (ou do Congresso Nacional ou do Supremo Tribunal Federal); Tratamento no Corpo do Texto: Vossa Excelência (não pode abreviar). FIQUE ATENTO: No vocativo, Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora é utilizado apenas para os chefes dos três poderes.
Para que é usado o pronome de tratamento Vossa Senhoria?
3ª) VOSSA MAJESTADE ou SUA MAJESTADE? Devemos usar VOSSA MAJESTADE quando falamos diretamente com o rei. Se falarmos a respeito do rei, devemos usar SUA MAJESTADE. A mesma regra se aplica a VOSSA EXCELÊNCIA e SUA EXCELÊNCIA, a VOSSA SENHORIA e SUA SENHORIA...
Quando se usa Vossa Alteza?
Vossa Alteza: é utilizado com príncipes, princesas, duques e duquesas. Exemplo: “Vossa Alteza gostaria de uma xícara de chá?”. Vossa Eminência: é usado para cardeais.
Como escreve senhores a?
Querendo usar a diferenciação de gênero resumida, para evitar 'Senhores alunos e senhoras alunas…', a forma mais usada é 'Senhores(as) alunos(as)', mas tem sido usada também a forma 'Senhores/as alunos/as”.