Qual é a abelha mais rara do Brasil?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Espécie rara de “abelha de orquídeas”, a Eufriesea fragrocara, é encontrada na Fazenda São Nicolau em Mato Grosso | ONF Brasil.

Entre as espécies de abelhas nativas exploradas encontramos a tiúba, a jandaíra e a uruçu. A jataí, marmelada, mirim-guaçu, mirim-preguiça, iraí e mandaguari também são comuns em meliponários.

abelha Jataí

Mel produzido pela abelha Jataí tem sabor peculiar e produção limitada. Uma abelha pequena, com cerca de 4 a 5 milímetros de comprimento, a Jataí produz um mel diferenciado. Com sabor peculiar e produção limitada, ele é o mel mais caro produzido no Estado. Um litro equivale a 1,4 quilos e pode custar até R$ 500.

As abelhas assassinas são um dos insetos muito agressivos e dominantes no mundo. O grupo segue a vítima por mais de 1 milha e atacam em grupo, com picadas repetitivas, mirando principalmente na face e olhos dos humanos.

As Euglossini, abelhas verdes, são de uma tribo de abelhas formada por cinco gêneros, que pertence à subfamília Apinae. As abelhas desta tribo são popularmente conhecidas como Abelhas-da-orquídeas.

Mel de abelhas sem ferrão garante maior lucro | Nosso Campo | G1.

Mel das abelhas sem ferrão:
8 - Uruçu-amarela: Mel muito ácido, produzido no Pará, considerado o melhor mel do Brasil no concurso de mel organizado pela Ame-Rio nesse ano.

Leurotrigona muelleri ou simplesmente Lambe Olhos. Dizem se tratar da menor abelha do mundo. popular. Catarina e São Paulo (Silveira et al., 2002).

A abelha Irapuã possui coloração negra reluzente.

Mel produzido pela empresa Prodapys, de Araranguá, em Santa Catarina recebeu o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

Eucalipto

Mel da abelha Apis mellifera
Eucalipto: mel relativamente escuro, rico em minerais, geralmente utilizado como expectorante.

Abelha Mandaçaia
Ela é uma das aelhas nativas mais bonitas, com cabeça e tórax pretos, abdômen com faixas amarelas interrompidas e asas cor de ferrugem.

Nomes Populares: Abelha cachorro, abelha irapuá, abelha irapuã, arapica, arapu, arapuá, arapuã, aripuá, axupé, caapuã, enrola cabelo, mel de cachorro, torce cabelo, cupira.

O mel delas pode chegar a ser vendido por R$ 200 o quilo, um verdadeiro ouro líquido. O apicultor conta que já trabalhava com a abelha europa, que é mais conhecida e com ferrão, há quase 20 anos. Ele viu na jataí e na uruçu amarela, duas espécies dóceis e de características únicas, um mel de alto valor no mercado.

"As abelhas africanizadas respondem mais rapidamente à perturbação da colônia, e em maior número, com mais ferroadas", concluíram pesquisadores em 1982.

A Cretotrigona prisca é uma espécie extinta de abelha hymenoptera da tribo Meliponini, considerada a abelha social fóssil mais antiga, encontrada em âmbar de Nova Jersey ( Estados Unidos ) com 70,6 a 66,04 Ma de antiguidade.

Aplicado principalmente no cultivo da soja, o inseticida fipronil é apontado como o principal causador da morte de abelhas no Rio Grande do Sul. Além do produto, pesquisas científicas têm mostrado que inseticidas feitos com neonicotinoides e agrotóxicos classificados como herbicidas também prejudicam as polinizadoras.

Seja em um tom de amarelo claro, em uma paleta avermelhada ou até mesmo sendo quase marrom ou preto. O fato é que o mel de abelha conta com mais de 256 cores, com sabores e propriedades diferentes.

A abelha azul é solitária, ela cria seus ninhos de modo individual em vez de fazer colmeias como outras espécies. Entretanto, nenhum desses ninhos foi encontrado, talvez seja pelo fato dela ser do gênero Osmia, que utiliza tocas existentes no solo, caules ocos e buracos em árvores mortas como ninhos.

A coloração do mel depende quase que, exclusivamente, da origem da flor, podendo ser claro, vermelho, dourado ou escuro. Dependendo da coloração, o sabor e aroma sofrem alterações, preservando o valor nutritivo.

Continuar lendo Qual é a abelha rara?