Qual é a 3 conjugação?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 15 votos

Todos os verbos regulares terminados em -ir, ou seja, que possuem a vogal temática i, encaixam-se no modelo da terceira conjugação, apresentando as terminações definidas para as diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

Existem três modelos fixos de conjugação verbal. A segunda conjugação é um desses modelos, no qual se encaixam todos os verbos regulares terminados em -er, ou seja, que possuem a vogal temática e.

Por exemplo: a conjugação do verbo “beber” nas suas diversas formas é formada pelos termos “bebi”, “bebo”, “beberei”, “bebeste”, “bebes”, “beberás”, “bebeu”, “bebe”, “beberá”, “bebemos”, “bebemos”, “beberemos”, “bebestes”, “bebeis”, “bebereis”, “beberam”, “bebem” e “beberão”.

A primeira conjugação é um dos três modelos fixos de conjugação verbal. Todos os verbos regulares terminados em -ar, ou seja, que possuem vogal temática a, encaixam-se nesse modelo de conjugação, apresentando as mesmas terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.

ir

  1. Presente. eu. vou. tu. vais. ele/ ela/ você vai. nós. vamos. vós. ides. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. fui. tu. foste. ele/ ela/ você foi. nós. fomos. vós. fostes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. ia. ias. ele/ ela/ você ia. nós. íamos. vós. íeis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. fora. foras. fora. fôramos. fôreis. foram.
  5. Futuro. eu. irei. irás. irá iremos. ireis. irão.

Fazem referência à flexão do verbo
Os verbos que terminam em – ar pertencem à primeira conjugação, os que terminam em – er são da segunda conjugação e os que terminam em – ir são da terceira conjugação.

Os verbos são a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômenos da natureza. Flexionam em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e em número (singular ou plural). O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza.

A língua portuguesa não possui uma 4ª conjugação verbal. Por muito tempo, associou-se o verbo pôr (e seus derivados) a uma pretensa conjuga- ção cujo infinitivo terminaria em or, segundo a ordem mesma das vogais.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

De modo geral, estamos acostumados a pensar o verbo como a palavra que indica uma ação, mas, na verdade, ele pode exprimir também: estado (“Eu estou cansada”); mudança de estado (“Ele se tornou o melhor da turma”); fenômeno da natureza (“Nevou em Gramado”);

Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.