Qual DST da dor no corpo?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Quando surgem, podem causar dor ao urinar ou dor no baixo ventre (pé da barriga), corrimento amarelado, dor ou sangramento durante as relações sexuais. Nos homens, pode provocar ardência ao urinar, corrimento ou pus e dor nos testículos.

Alguns desses sintomas podem ser dor na região genital, ardência ao urinar, feridas que surgem nos genitais e no ânus, verrugas localizadas, bolhas, coceira na região e eliminação de secreções diversas por meio dos genitais.

Veja, abaixo, os principais sintomas das doenças mais comuns. Sintomas: Corrimento pelo colo do útero e/ou vagina (branco, cinza ou amarelado), pode causar coceira, dor ao urinar e/ou dor durante a relação sexual, cheiro ruim na região.

DST causada pela Chlamydia trachomatis, também conhecida como “mula”, que acomete os órgãos genitais e os gânglios linfáticos da virilha. Sintomas: Os primeiros sintomas são febre, dor muscular, presença de caroço nas virilhas (íngua) e uma ferida pequena nos órgãos genitais.

1 - Sífilis
Normalmente o primeiro sinal da sífilis é uma ferida pequena e indolor. Pode haver inchaço na região. No segundo estágio pode ocorrer erupção nas palmas das mãos ou solas dos pés, cansaço, dor de garganta e dor de cabeça. Quanto antes o paciente procurar atendimento, melhor.

Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha.

Além disso, a pessoa infectada com a sífilis pode ter um mal-estar generalizado, descamação da pele, vermelhidão em todo o corpo, cansaço, perda de peso, dores de cabeça, dor muscular, febre e caroços espalhados por todo o corpo.

Algumas DST são mais contagiosas que outras. O risco de contaminação com uma única relação sexual vaginal é muito maior para doenças como hepatite B, gonorreia e clamídia do que para HIV, sífilis e HPV, por exemplo. O sexo oral é a forma com menor taxa de transmissão, porém ela não é isenta de riscos.

O período de incubação dura de 9 a 90 dias (a média são 2 a 4 semanas).

Clamídia é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que na maioria das vezes causa infecção nosórgãos genitais, mas pode afetar também a garganta e os olhos. Pode afetar homens e mulheres com vida sexual ativa.

Algumas DSTs, como a gonorreia, clamídia e tricomoníase, também podem causar cólica abdominal ou dor abdominal inferior.

DSTs. As doenças sexualmente transmissíveis são extremamente preocupantes e também podem ser detectadas por meio do exame de sangue. As mais comuns a serem avaliadas são HIV, sífilis e hepatite A, B e C.

Sífilis: uma grande ameaça entre as IST associadas ao intestino.

Causada por uma espiroqueta, Treponema palidum, a sífilis pode invadir o sistema nervoso central (SNC) em qualquer estágio da infecção.

Outro sintoma é o cansaço, sensação de falta de ar, quando a sífilis acomete a válvula aórtica. Nesse caso, ocorre um refluxo do sangue, que volta para dentro do coração e causa sobrecarga, provocando a sensação de falta de ar. José Francisco explica que a sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum.

Um exemplo de infecção silenciosa é a clamídia. Cerca de 90% das mulheres e 74% dos homens que têm a doença não sentem nada, nenhum sintoma, logo, não sabem que estão infectados. Sem saberem, a chance de transmissão do vírus para os parceiros com sexo sem proteção é muito maior.

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

A sífilis terciária é uma fase em que a pessoa começa a ter problemas neurológicos, pois a bactéria começa a atacar o sistema nervoso central do cérebro, os nervos e o coração fazendo com que o paciente tenha vários problemas. “A fase terciária não possui sintomas clássicos de uma DST.