Qual DST causa bartolinite?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Quais são as causas da bartolinite? A obstrução das glândulas de Bartholin é causada por infecções provocadas pelo contato da vulva da paciente com bactérias, como a E. coli e a Chlamydia trachomatis.

O câncer da glândula de Bartholin é facilmente confundido com um cisto (acúmulo de líquido na glândula), retardando o diagnóstico e tratamento corretos.

Como prevenir a bartolinite
Visto que existe mais de uma possibilidade para causar a bartolinite, não há uma regra para evitá-la.

Causa: Doença sexualmente transmissível. Prevenção: Práticas sexuais mais seguras e uma boa higiene pessoal podem diminuir o risco. Sintomas: Os microrganismos que mais comumente causam a infecção que leva ao abscesso da glândula de Bartholin são: bactérias E. coli, gonococos, estafilococos e estreptococos.

Essa complicação também é chamada bartholinite, cujo termo significa inflamação das glândulas de Bartholin. Os abscessos nem sempre são precedidos por cistos perceptíveis e ocorrem três vezes mais frequentemente.

“Embora possa causar aflição, o cisto é inofensivo e não representa um risco para a saúde, tampouco uma infecção”, tranquiliza o especialista. Contudo, alguns cistos podem ser maiores, o que atrapalha o dia a dia da mulher ao se sentar, usar certos tipos de roupa e ao se relacionar sexualmente.

Cisto vaginal
Geralmente, não causam sintomas, mas podem ser sentidos como caroços ou nódulos no interior da vagina. Um tipo muito comum de cisto vaginal é o cisto de Gartner que é mais comum depois da gravidez e que surge devido ao acúmulo de líquido dentro de um canal que se desenvolve durante a gestação.

Em média, as pacientes podem precisar de cerca de 7 a 14 dias de repouso para se recuperar completamente, utilizar roupas fechadas e retornar às atividades cotidianas.

Tratamento farmacológico
No processo inflamatório inicial da Bartolinite estão indicados antibióticos cujo uso se estende por 14 dias e que podem ser escolhidos entr: Doxiciclina (100mg VO 12/12h) Ofloxacina (400mg VO 12/12h) Levofloxacina (500mg VO 12/12h)

Dependendo do quadro da paciente, a bartolinite pode evoluir e se tornar um abscesso na vulva, com secreção de pus.

Os principais sintomas de infecção da glândula de Bartholin são:

  1. Inchaço;
  2. Vermelhidão;
  3. Dores no local;
  4. Drenagem de conteúdo purulento (Pus).

Tratamento do cisto de Bartholin
Em pacientes com cisto pequeno e assintomático não é necessário nenhum tipo de intervenção, recomenda-se apenas o uso de banhos de assento ou compressas quentes para ajudar na drenagem.

coli a mais importante, é possível usar trimetoprim-sulfametoxazol ou amoxicilina- clavulanato associado a clindamicina. Além disso, é possível prescrever analgésicos orais para alívio dos sintomas. Caso haja abscesso no local, sua drenagem deve ser feita obrigatoriamente.

Na hora do nascimento do bebê, não há uma contraindicação ao parto normal em gestantes com bartolinite — isso vai depender da sensibilidade de cada mulher e do quadro.

Geralmente, as causas estão ligadas a infecção por vírus, bactérias ou fungos, mas também podem surgir por entorses e fraturas, além de doenças alérgicas, doenças agudas como dermatite, cistite e bronquite, bem como doenças crônicas como diabetes, psoríase, lúpus, artrite reumatoide e colite ulcerativa.

Ah, e cuidado para não confundir espinha com Bartolinite! “A espinha é uma inflamação da pele, enquanto a Bartolinite é uma infecção da glândula de Bartholin, localizada na vulva”, alerta a médica.