Qual DST causa ardência ao urinar?

Perguntado por: cperalta . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 6 votos

DST prováveis: Tricomoníase, gonorreia, clamídia. Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.

A doença é mais prevalente entre os homens. No caso das mulheres, a atenção deve ser redobrada porque, em geral, as infecções uretrais são assintomáticas. As bactérias causadoras de maior incidência são o Gonococo, a Clamídia e a Ureaplasma.

Na maioria das vezes, as doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como DSTs ou ISTs, não apresentam sintomas. A única maneira de saber com certeza se você tem uma infecção é fazer o teste.

A gonorreia (também chamada de uretrite) se caracteriza por ardência ao urinar (a urina sai queimando e incomoda muito) e secreção no canal da urina de coloração amarelada, que pode manchar a cueca. Esses sintomas geralmente aparecem de 5 a 7 dias depois da relação sexual sem proteção.

Via de regra, os sintomas da gonorreia são mais agressivos e a infecção pela clamídia pode ser silenciosa. Sinais comuns que indicam a uretrite: secreção purulenta de forma abundante (pus), ardor ao urinar e aumento no número de micções, mesmo que a sensação de bexiga cheia continue.

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Azitromicina em dose única é o antibiótico mais prescrito contra a clamídia. Uma alternativa é usar Doxiciclina 100 mg 2 vezes por dias por 7 dias. Portanto, o esquema clássico para o tratamento de uretrites com corrimento é Ceftriaxona + Azitromicina em dose única.

Os sinais clássicos de uma DST são feridas, corrimentos e verrugas, que provocam desconfortos no pênis.

Clamídia e gonorreia são infecções causadas por bactérias que podem atingir os órgãos genitais masculinos e femininos. A clamídia é muito comum entre os adolescentes e adultos jovens, podendo causar graves problemas à saúde. A gonorreia pode infectar o pênis, o colo do útero, o reto (canal anal), a garganta e os olhos.

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

Os exames de urina auxiliam a identificar as possíveis ISTs, como a clamídia e a gonorreia. Normalmente não são necessários exames de sangue, mas também podem ser realizados para eliminar outras possibilidades.

Causadas por vírus, algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) não têm cura. Elas são transmitidas principalmente por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal) sem preservativo. As principais ISTs que não têm cura são a aids (HIV), o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a herpes.

O exame microscópico, cultura ou testes de DNA de uma amostra da secreção vaginal ou peniana ou testes de DNA da urina podem detectar a infecção. Antibióticos podem curar a infecção, mas resistência aos antibióticos usados para tratar a gonorreia está se tornando cada vez mais comum.

Tratamento de dor ou queimação ao urinar
A causa é tratada. Frequentemente a causa é uma infecção e antibióticos propiciam alívio em um dia ou dois. Em caso de dor intensa, os médicos podem receitar fenazopiridina por um dia ou dois para aliviar o desconforto até o antibiótico começar a fazer efeito.

Porém, podem apresentar sintomas de gonorreia como dor na região inferior do abdômen, corrimento amarelado fora do período menstrual, dor e ardência ao urinar, dor pélvica e também dor e sangramento durante a relação sexual.

Sinais e sintomas
Pode ser assintomática mas quando há sintomas estes manifestam-se principalmente com prurido vaginal e corrimento mucopurulento. A dor abdominal e dor durante a relação sexual não são muito frequentes e quando estão presentes, deve-se suspeitar de infeção genital superior.

Antibióticos após o sexo
Dentre todas as formas de prevenção da cistite pós-coito, a que mais se destaca pela eficácia é a chamada profilaxia antibiótica pós-coito, que nada mais é do que uma dose baixa de antibiótico apropriado após cada relação sexual.

No homem, a infecção alcança o testículo e o epidídimo e pode causar infertilidade. Nas mulheres, pode chegar ao útero, às tubas uterinas e aos ovários e provocar um processo inflamatório que, além da infertilidade, é responsável por uma complicação grave, às vezes, fatal, chamada doença inflamatória da pélvis.

Aprenda a reconhecer 4 sinais que valem uma consulta à sua médica ou médico de confiança:

  1. Ardência ou coceira. As sensações de ardência ou coceira podem ocorrer por motivos simples como o sabão em pó usado para lavar as roupas íntimas ou um sabonete de banho novo. ...
  2. Corrimento vaginal. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Odores diferentes.

Sífilis primária
Esta etapa ocorre entre 10 e 90 dias após o contágio e, normalmente, se manifesta através de uma única ferida que pode ocorrer na vulva, vagina, colo uterino ou ânus. Também conhecida como “cancro duro”, essa lesão é rica em bactérias e não costuma doer, coçar, arder ou formar pus.