Qual droga te deixa calmo?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4 / 5 6 votos

Os narcóticos possuem um efeito depressor sobre o sistema nervoso central e diminuem a sensação de dor. Além disso, eles deixam o corpo e a mente mais relaxados. Ele se ligam a receptores opiáceos, que geralmente são vinculados à hormônios especiais chamados de neurotransmissores.

A relação entre ansiedade e uso de drogas tem sido cada vez mais discutida e acompanhada pelos profissionais da saúde. Ainda que não haja ligações estruturais, é fato que uma pessoa ansiosa tem maior tendência à dependência química. Entendendo isso, fica fácil compreender a urgência em tratar a ansiedade.

São os chamados estimulantes. Duas opções cada vez mais populares são anfetaminas e metilfenidato, medicamentos vendidos sob as marcas Adderall e Ritalina.

Em ordem decrescente temos as drogas: khat, poppers, ecstasy, GHB, esteróides anabolizantes, metilfenidato, LSD, metiltioanfetamina, cola, maconha, buprenorfina, tabaco, anfetamina, benzodiazepina, ketamina, álcool, metadona, barbitúrico, crack e em primeiro lugar a heroína.

Todas as substâncias que alteram a mente, do tabaco e álcool à morfina, passando por LSD e ayahuasca, trazem sensações prazerosas como euforia, energia, desinibição, relaxamento, acolhimento e tantas outras; ajudam na introspecção e no autoconhecimento; ou simplesmente ajudam a tornar a vida mais tolerável.

Sensação de euforia
Causada especialmente pela categoria de drogas estimulantes, como cocaína e crack, a euforia ativa o sistema nervoso e faz com que o indivíduo tenha picos das sensações de excitação, poder e energia.

O estudo apontou dados da literatura em que 72% dos usuários de cannabis usam a erva para relaxar e aliviar a tensão. Um outro dado recente mostrou que em torno de metade dos usuários usam a droga para manejar sintomas da depressão.

Como as drogas acabam tomando conta de grande parte de sua vida, ele exige muito dos outros e até dele mesmo. Por isso, ele tende a acumular emoções e sentimentos em sua grande maioria negativos, o que pode o tornar ansioso.

Estimulantes – aumentam a atividade do cérebro, fazendo com que a pessoa fique "ligada", "elétrica". As principais são as anfetaminas, a nicotina (presente no cigarro) e a cocaína, que geralmente inibem as sensações de fome, cansaço e sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da ansiedade.

Da família das anfetaminas, a Ritalina, ou Metilfenidato, é uma bomba relógio. Ele tem o mesmo mecanismo de qualquer outro estimulante, inclusive a cocaína, aumentando a concentração de dopamina nas sinapses.

Os Estimulantes da Atividade do Sistema Nervoso Central referem-se ao grupo de substâncias que aumentam a atividade do cérebro. Ou seja, estimulam o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique mais “ligada”, “elétrica”, sem sono.

Segundo o Global Drug Survey, um levantamento de saúde pública feito com 120 mil usuários de drogas de 50 países, o alucinógeno psilocibina – princípio ativo de mais de 100 espécies de cogumelos mágicos – é a substância química ilegal mais segura do mundo.

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

As drogas consideradas leves, como a maconha ou os calmantes, também podem causar danos para algumas pessoas. Tudo depende de quem as utiliza e da maneira como a droga é consumida.

ecstasy

O ecstasy, também conhecido como MDMA, traz o sentimento de euforia e faz tudo parecer melhor, mas a lista de sensações positivas termina por aí. A droga causa desidratação e eleva a temperatura do corpo.

O que acontece com o nariz de quem aspira a cocaína
Depois do uso frequente e prolongado da inalação da cocaína, o nariz do usuário pode ser severamente comprometido, ocasionando em diversos problemas, como por exemplo, a perfuração do septo nasal, provocando inúmeras infecções difíceis de serem tratadas.

Assim, os sentimentos que restam após o uso das drogas são o cansaço e a tristeza (dentre outras emoções negativas), o que gera o estado depressivo. Como o cérebro demora para voltar a liberar neurotransmissores normalmente, o indivíduo costuma permanecer deprimido por um tempo.

O fentanil é mais poderoso que a heroína e apenas uma pequena quantidade pode ser fatal. Isso significa que apenas uma gota que Rue consumiu ontem à noite poderia, de fato, matá-la. O uso de fentanil tem sido associado às mortes de Tom Petty, Prince e Lil Peep.

É claro que beber muita água é recomendado, já que ajuda a eliminar a substância do seu organismo mais rapidamente, assim como praticar uma atividade física e manter uma alimentação saudável.

1. Sibutramina. A sibutramina é um dos medicamentos mais conhecidos e usados para emagrecer. Ela atua mexendo em alguns neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina, e com isso, reduzindo o apetite.

Quanto tempo dura o efeito da cocaína? Quando a cocaína é aspirada, o efeito costuma demorar 10 minutos para acontecer e dura por volta de 30. Já quando é injetada, a sensação de euforia é quase imediata, pois entra diretamente na corrente sanguínea. Portanto, o usuário tende a usar cada vez mais.