Qual droga estimula o cérebro?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

São os chamados estimulantes. Duas opções cada vez mais populares são anfetaminas e metilfenidato, medicamentos vendidos sob as marcas Adderall e Ritalina.

Muitos estudantes nas universidades de Cambridge, Oxford e Harvard já testaram e aprovaram. Agora é a vez de um estudo apontar que o modafinil (também vendido como Provigil) melhora a concentração, a atenção e a capacidade de aprender, sem deixar sequelas como dependência química.

Drogas estimulantes
Aceleram o raciocínio e as reações, mas não de uma forma positiva. Pois diminui a precisão dos movimentos. Dificulta o sono e aumenta a fome de forma artificial. A cocaína é o entorpecente mais utilizado.

As estimulantes são responsáveis por aumentar a atividade do cérebro. A pessoa que se utiliza dessas drogas fica “ligada”, “elétrica”, sem sono (anfetaminas e cocaína).

• Depressoras ou sedativas
Afetam o cérebro (sistema Nervoso Central) fazendo com que funcione de forma mais lenta, pois dificultam o processamento das mensagens que chegam ao cérebro. Essas drogas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual.

1- Álcool. O álcool encabeçou a lista por vários fatores. Agrava os casos de depressão, seu uso a longo prazo causa doenças no fígado, cânceres e danos cerebrais. Causa dependência física e psicológica e, além de ser acessível, tem seu consumo estimulado pela publicidade.

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

São drogas que diminuem a atividade mental. Tais drogas afetam o cérebro, fazendo com que ele funcione de forma mais lenta. Elas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Exemplos: ansiolíticos (tranquilizantes), álcool, inalantes (cola) e narcóticos (morfina, heroína).

As smart drugs mais conhecidas

  1. Piracetam. Faz parte dos racetams, utilizados no tratamento de doenças neurológicas; ...
  2. Ritalina (Metilfenidato) Estimulante mais usado no mundo. ...
  3. Modafinil. ...
  4. Adderall. ...
  5. Ashwagandha (Withania somnifera) ...
  6. Bacopa monnieri.

A dependência de ritalina acontece quando o usuário não tem mais controle sobre a sua vontade ao utilizar o medicamento. Assim, por vezes algo que começa como uma ajuda para concentrar nos estudos se torna uma necessidade, sem o qual a pessoa já não consegue ficar mais sem.

Depressão e uso de drogas estimulantes - por conta do efeito de euforia que proporciona, as drogas estimulantes, como a cocaína, não raro são utilizadas por pessoas com depressão. Mas, na verdade, é comum que esse tipo de droga induza à depressão.

Krokodil

A droga considerada mais forte do mundo é a Krokodil. A Krokodil surgiu na Sibéria e na Rússia Oriental. Trata-se de uma droga injetável via intravenosa. É uma versão da Heroína com um custo menor.

Originária de uma mistura de substâncias alucinógenas extraídas de plantas africanas, o pó de macaco é uma droga potencialmente perigosa. Umas das principais características que a diferencia dos demais entorpecentes é o efeito analgésico provado.

Cocaína

Apesar de a cocaína fazer com que os usuários se sintam mais alertas e dispostos por instantes, a longo prazo ela pode deixar o cérebro das pessoas muito mais lento. Um novo estudo mostra que o uso crônico da droga envelhece regiões-chave do cérebro mais rapidamente.

Crack – é uma droga proveniente da cocaína que causa agitação e euforia e, logo em seguida, depressão.