Qual dos tipos de ligação é mais forte?

Perguntado por: ugalvao . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Elas também diferem quanto à força: a ligação metálica é mais forte, sendo sucedida pela ligação iônica e então a covalente.

A ligação iônica é uma ligação considerada forte, e os compostos gerados são sólidos em temperatura ambiente, apresentando alta temperatura de fusão. A ligação iônica pode ser representada didaticamente de duas formas: pela íon-fórmula ou pela estrutura de Lewis.

Sabe-se que, de forma geral, as ligações covalentes são mais fortes do que as ligações iônicas. Entretanto, os compostos iônicos geralmente apresentam elevadas temperaturas de fusão, enquanto que a maioria dos compostos covalentes simples tem baixas temperaturas de fusão.

LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO
São forças de natureza elétrica de maior intensidade que as do tipo dipolo-dipolo. Ocorrem em moléculas polares a partir da interação entre hidrogênio de uma molécula, H, com átomos muito eletronegativos, F, O e N, de outra molécula.

ligação covalente

A ligação covalente é formada por meio do compartilhamento de elétrons de valência de dois átomos. O compartilhamento se justifica porque dá origem a uma força atrativa entre os núcleos, garantindo maior estabilidade. Representação do compartilhamento dos elétrons de valência do hidrogênio para formação do H2.

A ligação covalente é considerada mais fraca que a ligação iônica, devido à baixa atração entre seus átomos, sendo fácil separar os compostos.

a ligação química mais forte é a iônica, em que a diferença de eletronegatividade dos elementos é maior do que 1,7.

Desse modo, pode-se dizer que a ligação iônica é a ligação mais forte, devido a grande diferença de eletronegatividade entre os átomos que provoca a transferência de elétrons e não o compartilhamento deles. Logo, ligações polares tendem a ser mais fortes que apolares.

Será que você conhece bem os quatro tipos de ligações que existem?

  • Ligação iônica ou eletrovalente.
  • Ligação covalente ou molecular.
  • Ligação covalente dativa ou coordenada.
  • Ligação metálica.

Assim, a formação da ligação covalente é uma forma de alguns átomos alcançarem tal configuração. Por isso, espécies com cinco, seis e sete elétrons na camada de valência têm forte tendência a compartilhar elétrons, buscando completar seu octeto e, consequentemente, alcançar estabilidade.

As ligações iónicas formam-se devido à transferência de um eletrão de um átomo para outro. As ligações covalentes envolvem a partilha de eletrões entre dois átomos. As ligações metálicas são formadas pela atração entre iões metálicos e eletrões deslocalizados, ou "livres".

A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Observe que ambos os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis.

Ligações fracas ocorrem entre átomos de uma mesma molécula ou moléculas diferentes. 3. Uma ligação química é uma força atrativa que mantém átomos juntos.

Para descobrir o nível de eletronegatividade usa-se a regra abaixo: Então, quanto mais acima e à direita, mais eletronegativo o elemento é. Sendo assim, o caráter iônico é maior quando temos um elemento menos eletronegativo, com um mais eletronegativo.

As forças intermoleculares mais importantes são as forças íon-dipolo, dipolo-dipolo, forças de London e as pontes de hidrogênio. A Tabela 1 resume essas interações e compara suas energias com a energia da ligação iônica (íon-íon).

Quanto maior for a ordem de ligação, maior será a energia de ligação e consequentemente menor será o comprimento de ligação.

Quanto maior a energia de ligação, mais forte é a ligação entre os átomos. Todos esses valores são dados com a reação no estado gasoso, porque assim toda a energia é usada para romper a ligação. Em outro caso, parte dessa energia poderia ser usada na mudança de estado físico.

Dito isso, a principal forma de identificar se uma ligação é iônica ou covalente é observar quais são os elementos que fazem parte da ligação, se são metais, ametais ou o hidrogênio. A ligação é de tipo covalente quando temos uma substância composta por: ametal + ametal, ametal + hidrogênio.

Também conhecida por ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.

Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes

  1. Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
  2. Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.