Qual dos filhos de Zé Leôncio vai morrer na novela?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela. Joventino não morre na novela Pantanal.

Roberto morre em Pantanal
A primeira morte é a de Roberto (Cauê Campos). O filho mais novo de Tenório (Murilo Benício) é vítima de um ataque de Solano (Rafael Sieg). Eles saem de barco e o rapaz acaba se afogando. O matador faz pouco caso e vê o irmão de Marcelo (Lucas Leto) falecer.

Além das mortes de Solano (Rafael Sieg) e Tenório (Murilo Benicio) nesta reta final, José Leôncio também vai falecer antes da novela acabar. Ele, que já dá sinais que não está bem de saúde, sofre uma parada cardíaca no último capítulo da trama após se casar com Filó e ter a noite de núpcias.

José Leôncio morre e se torna o novo protetor da natureza
Durante a conversa dos dois, o boiadeiro descobre que o velho Joventino (Irandhir Santos), morreu picado por uma cobra e reencarnou na entidade, se tornando protetor da natureza.

Assim como na primeira versão da novela, a tão cobiçada sela acaba ficando com o filho de Filó (Dira Paes). Ao notar a reação do peão, Jove (Jesuita Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos) acabam abrindo mão da relíquia.

“O Velho do Rio está na mata fazendo suas misturas de ervas. Está fraco, abatido. Enquanto nos perguntamos o motivo, ele tira uma bandagem e vemos que o remédio era para si. É o tiro que ele tomou de Solano e ficou alojado nas costas e vem tirando as suas forças, os seus poderes”, descreve Bruno Luperi em seu texto.

A lança fura o vilão, que vai para a beira do rio e acaba sendo puxado por uma sucuri. A cobra é o Velho do Rio transformado, que acaba com o crápula. Ensanguentado, ele é atacado por um cardume de piranhas famintas.

O final do Velho do Rio tem relação com a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira). Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

Boa parte deles está ligado à chegada de Solano (Rafa Sieg), o pistoleiro contratado por Tenório (Murilo Benício). Após balear José Lucas (Irandhir Santos) e matar Roberto (Cauê Campos), ele provocará outras tragédias.

Esperada conversa entre pai e filho ocorre no último capítulo da novela, em outubro. Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) finalmente vai ver o Velho do Rio (Osmar Prado). O encontro entre pai e filho acontece no último capítulo da novela, que vai ao ar em outubro na Globo.

Terça-feira, 4 (Capítulo 164)
Alcides confessa a José Leôncio que foi ele quem matou Tenório.

Final de Renato em Pantanal: Vilão vira galã e dá em cima de mulheres mais velhas.

A morte do Velho do Rio
“Eu deixei que você viesse em meu encontro”, diz. O velho – que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata.

No último capítulo da versão original de Pantanal, o Velho do Rio finalmente tem seu esperado encontro com José Leôncio. Ali, a entidade explica por que ficou tanto tempo ausente e que a função do rei do gado agora é ser o novo Velho do Rio, para que ele "possa descansar".

José Leôncio vira o novo Velho do Rio após morrer e aparece para neta e filho de Irma.

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela. Quem na verdade se despede do mundo dos vivos antes do desfecho do folhetim é o próprio Zé Leôncio, que sofre um infarto fulminante no último capítulo da trama.