Qual domínio morfoclimático possui um bioma endêmico brasileiro?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. É marcada pela ocorrência do clima Semiárido, quente e seco, e também por espécies endêmicas altamente adaptadas à seca. As características da vegetação da Caatinga são explicadas pela alta adaptação das espécies locais ao clima Semiárido.

domínio morfoclimático amazônico

O domínio morfoclimático amazônico está situado ao norte brasileiro, e é a maior região morfoclimática do Brasil, com uma área de aproximadamente 5 milhões km² – equivalente a 60% do território nacional, onde estão localizados os Estados do Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato ...

caatinga

O domínio morfoclimático da caatinga está localizado principalmente no interior da região nordeste, no chamado sertão nordestino. É o único domínio morfoclimático e bioma que é exclusivamente brasileiro e cobre aproximadamente 11% do território nacional. O clima na caatinga é o semiárido, clima quente e seco.

Assuntos

  • Amazônia.
  • Caatinga.
  • Cerrado.
  • Mata Atlântica.
  • Monitoramento Ambiental.
  • Pantanal.
  • Pampa.

clima semiárido

Caatinga é a vegetação que predomina no Nordeste do Brasil e está inserida no contexto do clima semiárido. Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque na estação seca, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores.

Além da Mata Atlântica, o território brasileiro conta com mais cinco biomas continentais: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa. O maior deles – a Amazônia – compõe quase a metade de nosso espaço territorial, enquanto o menor – o Pantanal – ocupa menos de dois por cento dele.

Domínio do Cerrado
O cerrado é um dos domínios morfoclimáticos que se localiza principalmente na região Centro Oeste do Brasil, onde a vegetação é típica do cerrado, com galhos retorcidos em árvores de pequeno porte. O clima é o tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa.

O mapa divide o Estado em três categorias: (i) Bioma Mata Atlântica; (ii) Bioma Cerrado; e, (III) Zona de Tensão (área de contato entre os dois biomas).

De acordo com Woese, existem três domínios: Domínio Archaea, Domínio Bacteria e o Domínio Eukarya.

Qual é o domínio morfoclimático caracterizado por alta pluviosidade, predominância do intemperismo químico, grande biodiversidade e relevo com morros arredondados? Cerrado.

Nesta região observam-se 3 zonas sucessivas partindo da costa e dirigindo-se para o interior. Sua nitidez e sua importância são tais que se designam por termos populares: mata, agreste, sertão.

O domínio das caatingas é marcado pelo clima semiárido, que tem como característica as maiores médias térmicas do país e o menor nível pluviométrico, com precipitações anuais abaixo de 700 mm. Há um longo período de estiagem que dura meses e que em determinadas situações, pode se estender por anos.

Domínio morfoclimático da caatinga
Também se estende por uma pequena região ao norte do estado de Minas Gerais, na região Sudeste.

O domínio morfoclimático amazônico predomina na região norte, sendo caracterizado pelo clima equatorial (com suas características de clima intensamente quente e úmido, chuvoso), pela vegetação de florestas equatoriais (Floresta Amazônica), um relevo de planícies e depressões.

Resumo sobre a Caatinga
Localiza-se nos estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

O perfil morfológico da região é muito variado, com montanhas, zonas rochosas, geleiras e planícies vegetadas ou alagadas e um litoral recortado, onde existem muitas ilhas. Há uma rica rede fluvial e o centro do Ártico é aquático, dominado pelo Oceano Ártico, limitado pelos litorais norte da Eurásia e América do Norte.

Caatinga

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupa 11% do território nacional e abriga uma fauna e flora únicas, com muitas espécies não encontradas em nenhum outro lugar do planeta.

Os seis grandes biomas presentes no território brasileiro são Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Pantanal

Uma boa notícia é que o Pantanal é o bioma mais preservado do Brasil, por manter, ainda, 84% de sua paisagem original.

A Mata Atlântica é composta por formações florestais nativas (Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual), e ecossistemas associados (manguezais, vegetações de restingas, campos ...

Dentro da categoria de Cerrado sensu stricto se caracteriza por árvores baixas, inclinadas, tortuosas e com ramificações irregulares e retorcidas. O número de arbustos e árvores nessa fitofisionomia pode exceder a 800 espécies, das quais aproximadamente 40% são endêmicas.