Qual dói mais pedra no rim ou na vesícula?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Nas pedras nos rins, a dor aguda ou intensa é surge nas laterais e na metade inferior das costas, bem como uma dor na parte inferior do abdômen ou na região da virilha. Contudo, nas pedras na vesícula a dor aguda ou intensa ocorre na parte superior direita e no centro do abdômen.

O sintoma típico de pedra nos rins pela urina é a cólica renal uma dor lombar aguda, unilateral, de forte intensidade, que se irradia para a frente do abdômen. Em alguns poucos casos, os pacientes são assintomáticos ou sentem pouca dor durante a passagem do cálculo pelos ureteres.

De modo geral, a pedra no rim está frequentemente associada a quadros assintomáticos. Porém, o paciente pode apresentar sintomas relacionados ao deslocamento pelos ureteres a partir do rim. A pedra na vesícula ou o cálculo biliar, como também é conhecida, se refere à presença de um ou mais cálculos na vesícula biliar.

Como foi dito, a cólica é decorrente da contração da vesícula que tenta esvaziar a bile mas encontra a resistência dos cálculos biliares. Portanto, esse processo é decorrente do bloqueio do fluxo biliar dentro da vesícula.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice.

A dor é uma das primeiras manifestações de pedra na vesícula aguda, especialmente quando os cálculos são maiores ou pequenos, mas em grandes quantidades. As pedras provocam um inchaço no órgão, o que gera dores que irradiam do lado direito, área em que a vesícula está situada, para outras regiões do abdômen.

Não existe uma estimativa do tempo de formação. Mas podemos dizer que as pedras maiores podem causar mais dor e as menores pode gerar mais problemas com ictericia e pancreatite.

Essa é uma dor intensa que aparece de repente e que pode irradiar também para as costas, mais precisamente do lado direito e logo abaixo das costelas. É chamada de cólica biliar e caracteriza uma crise de pedra na vesícula. Sua duração varia entre 30 a 120 minutos, e geralmente surge após as refeições.

A presença de pedra nos rins em si não causa dor, mas a cólica renal ocorre quando há um deslocamento da pedra para ser eliminada. Nestas ocasiões a dor é provocada pela lesão da pedra nas vias urinárias ou até mesmo quando fica impactada causando dilatação.

Neuralgia do trigêmeo: a pior dor do mundo é chamada doença do suicídio. Uma dor de cabeça forte pode atrapalhar nossas atividades do dia a dia, mas imagine só sentir uma dor extremamente forte, considerada uma das piores do mundo, que dura alguns segundos e depois some, entretanto, volta repetidamente?

As pedras nos rins, geralmente, não geram inchaços na barriga. Porém, outras doenças renais podem ocasionar ascite, que são pequenos acúmulos de líquido rico em proteínas que se localizam dentro do abdômen e, em casos mais avançados, aumentam a circunferência da barriga e resultam no ganho de peso.

Se essa obstrução da vesícula continuar por um tempo maior, pode ocorre a infecção, que é um quadro mais grave, com piora da dor e aparecimento de febre. É importante sabermos que o processo inflamatório crônico, causado pelos cálculos biliares, é um agravante, já que pode até levar ao câncer de vesícula.

Pedras na vesícula não "saem" e o tratamento mais indicado é a cirurgia.

Os principais sinais são cólicas fortes, dores intensas nas costas ou no abdômen e sinais de sangue na urina. Em alguns casos, pode provocar náuseas e vômitos. Alguns casos de pedras na vesícula podem ser assintomáticos, outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdome ou ainda na região das costelas.

Fezes pálidas e urina escura
A cor amarronzada das fezes é conferida pela bilirrubina, um pigmento presente na bile. Assim, quando a vesícula não consegue liberar essa substância para o intestino devido à presença das pedras, as fezes tendem a ficar mais claras.

O valor depende muito de fatores como o hospital onde será realizada, se há como utilizar parcialmente o convênio e a equipe cirúrgica em questão. No geral, entre hospital e honorários pôde-se chegar a 8.000, 10.000 reais ou mais.

Isso porque quando os canais biliares estão obstruídos, pode surgir uma infecção, que gera acúmulo de líquido, com criação de bactérias e formação de pus, que leva ao apodrecimento da vesícula, que pode estourar e causar uma infecção generalizada.

A dor que tem origem nos rins é mais aguda, forte, constante e aparece repentinamente, principalmente quando se trata de pedra nos rins. Já a dor nas costas pode variar de leve a grave, sendo caracterizada por pontadas, sensação de queimação ou perfuração.