Qual doença que grávida não pode pegar?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

10 doenças na gravidez perigosas para o bebê

  • 1 — Anemia. ...
  • 2 — Sarampo. ...
  • 3 — Toxoplasmose. ...
  • 4 — Distúrbios da Tireoide. ...
  • 5 — Diabetes gestacional. ...
  • 6 — Citomegalovírus. ...
  • 7 — Vaginose. ...
  • 8 — Rubéola.

Desde infecções à enfermidades mais severas, como a pré-eclâmpsia, qualquer tipo de risco deve ser evitado e tratado com prioridade.
...
Veja quais são e quais seus tratamentos.

  1. Asma. ...
  2. Anemia. ...
  3. Pré eclâmpsia. ...
  4. Infecção urinária. ...
  5. Diabetes mellitus gestacional (DMG) ...
  6. Distúrbios da tireoide. ...
  7. Vaginose. ...
  8. Zika.

Prevenção. Cerca de 1 em 800 bebês nascem com a síndrome de Down. Na maioria dos casos, a síndrome acontece por acaso, é um acidente genético, portanto é difícil prevenir o problema. Não há culpados e não há nada que se possa fazer, antes ou durante a gravidez, que possa causar ou prevenir a síndrome de Down.

O acompanhamento médico é essencial para a saúde da mãe e da criança.

  • Anencefalia. Tipo de malformação que afeta o cérebro, podendo acontecer entre a 16ª e a 26ª semanas de gestação. ...
  • Hidrocefalia fetal. ...
  • Síndrome de Down. ...
  • Doenças infecciosas. ...
  • Toxoplasmose congênita. ...
  • Hepatite B congênita.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Dor abdominal com sangramento vaginal. Dor abdominal causada por contrações uterinas. Dor abdominal com perda de líquido pela vagina. Dor abdominal associada à dor para urinar.

Fatores endócrinos: alterações na produção de progesterona e dos hormônios da tireoide também podem prejudicar o desenvolvimento do embrião e colocar o feto em risco. Diabetes insulinodependente: sem controle adequado, a diabetes ameaça o bebê e pode gerar abortamento.

Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

Malformação fetal é o nome que se dá a alterações que podem ocorrer no bebê ainda durante a gravidez. Mais especificamente, refere- se a defeitos em um órgão, parte de um órgão ou de uma região maior. As causas das malformações são muitas, variando desde fatores genéticos a ambientais, físicos e químicos .

Sangramento intenso, ou sangramento com cólicas ou dor intensa na parte inferior do abdômen. Dor ou ardor ao urinar, dificuldade em urinar ou sangue na urina. Tonturas ou sensação de desmaio. Duas ou três contrações a cada 10 minutos, principalmente se isto ocorrer antes de 37 semanas.

No Brasil, a taxa de nascimento de pessoas com síndrome de Down — caracterizada pela presença de um cromossomo extra no vigésimo primeiro par — é de aproximadamente um para cada 700 bebês.

Idade do pai é mais determinante que a da mãe na geraçãode filhos com problemas. Quando se trata de doenças genéticas, a culpa, geralmente, recai sobre a mãe. Mulheres mais velhas correm um risco maior de gerar crianças portadoras das síndrome de Down, de Edwards e de Klinefelter, por exemplo.

Procure saber com seu médico informações sobre o que gestante não pode fazer e como ter uma gestação saudável.
...
Nas consultas de pré-natal o médico irá:

  1. medir sua barriga;
  2. auscultar o coração;
  3. medir a pressão arterial;
  4. verificar seu peso, para acompanhar o seu estado de saúde e o desenvolvimento do bebê.

Através dos exames de ultrassonografia durante o pré-natal. Os principais são o exame de translucência nucal e o exame morfológico de 2o trimestre. Esses exames são chamados testes de rastreamento, pois conseguem separar um grupo de bebês com alto risco para anomalias. >

Por meio do ultrassom morfológico deste período, é possível ver detalhes da formação do cérebro e do coração. Neste período, alguns médicos podem solicitar o exame de ecocardiografia fetal, de maneira a identificar defeitos cardíacos que a criança pode ter.

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .

Não sentar em batente de porta
Dizem as mais velhas que sentar no batente da porta durante a gestação antecipa o parto e o bebê pode nascer prematuro. Embora isso não faça o menor sentido, tem muita gente que segue à risca e evita essa atitude a qualquer preço.

A água durante a gravidez ajuda a aumentar o volume sanguíneo, ou seja, tomar bastante água aumenta o líquido amniótico e ajuda no crescimento do feto. Outros desconfortos, como a acidez durante esse estágio, podem ser bastante minimizados com a ingestão de água com frequência.