Qual doença que causa febre eruptiva parecida com sarampo?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

A rubéola é uma doença infectocontagiosa, de distribuição universal, que ocorre, principalmente, na infância. Caracteriza-se por ser uma febre eruptiva, exantemática, potencialmente epidémica.

IMPORTANTE: A grande diferença entre a Roséola e outras doenças exantemáticas infantis, como o Sarampo e a Rubéola, é que, na Roséola, durante o período de FEBRE, não há manchas vermelhas pelo corpo (as manchas aparecem só após a febre abaixar).

Veja como pode distingui-las. A varicela é altamente incidente e o sarampo potencialmente grave. Ocorrem normalmente na infância, mas podem atingir adultos. É importante saber fazer o diagnóstico para tratar de forma adequada.

O que é rubéola? Assim como o sarampo e a catapora, a rubéola também é uma doença viral, no entanto, mais leve que o sarampo e passa despercebida frequentemente. Também é caracterizada por manchas vermelhas na pele e febre. A doença é transmitida pela via respiratória e o período de incubação é de 2 a 3 semanas.

A roséola, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, apesar de ser parecida com a rubéola, é provocada por outro vírus, o herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) que, em geral, infecta crianças nos primeiros meses de vida e até os 3 anos. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, durante o período febril.

Sintomas da roséola infantil
Uma febre de 39,5 °C a 40,5 °C começa bruscamente e dura de três a cinco dias. Entre 5% e 15% das crianças apresentam convulsões como resultado da febre elevada, sobretudo se esta começar e aumentar rapidamente. Não obstante a febre alta, a criança permanece normalmente alerta e ativa.

Caso Suspeito de Sarampo: toda pessoa que apresentar febre e exantema associado à tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente de idade ou situação vacinal. Caso Suspeito de Rubéola: toda pessoa que apresentar febre, exantema e linfadenopatia, independentemente de idade ou situação vacinal.

O exantema da roséola inicia-se no pescoço e no tronco e depois espalha-se para membros e face. As lesões são habitualmente compostas por múltiplas pequenas manchas avermelhadas, de 0,5 centímetros, que podem ser planas ou com discreto relevo.

Uma infecção por roséola é confirmada pela típica erupção cutânea ou, em alguns casos, por um exame de sangue para verificar a existência de anticorpos (proteínas imunitárias que combatem a infecção) contra roséola.

Sintomas do sarampo

  • Febre alta, acima dos 39 oC.
  • Tosse seca.
  • Conjuntivite (olhos avermelhados, sem pus)
  • Fotofobia (aumento da sensibilidade dos olhos à luz)
  • Coriza (nariz escorrendo)
  • Irritabilidade em bebês e crianças pequenas.
  • Perda do apetite.

O que é um exantema febril? Manchas avermelhadas na pele costumam ser chamadas de rash cutâneo, exantema ou erupções cutâneas. Quando o surgimento dessas manchas vem acompanhado de febre, dizemos que o paciente tem um rash febril ou um exantema febril.

A rubéola é uma moléstia infectocontagiosa caracterizada por manchas vermelhas – denominadas exantemas –, que surgem inicialmente no rosto e atrás das orelhas e se espalham por todo o corpo.

A incidência de catapora e sarampo ocorre principalmente na infância, sendo que a catapora é mais comum e o sarampo potencialmente mais grave. As principais diferenças estão nas manifestações clínicas, sendo que a febre e as lesões na pele são os sintomas em comum.

A rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A doença também é conhecida como “Sarampo Alemão”.

As manchas de Koplik são classicamente descritas como pontos vermelhos brilhantes com centro branco ou branco-azulado que podem se assemelhar a grãos de areia. Podem se localizar em qualquer parte da boca, muitas vezes precedem o exantema generalizado e são patognomônicas do sarampo.