Qual doença pode ser confundida com crise de ansiedade?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Você sabia que crise de ansiedade pode ser confundida com um infarto? É muito importante procurar ajuda médica assim que apareceram os sintomas. Dor no peito, palpitação, falta de ar, tontura. Os sintomas comuns às crises de ansiedade também podem ser um aviso de que a saúde do coração não está bem.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

Genética. A propensão a ter ansiedade pode estar marcada no nosso DNA. Isso acontece se existir um histórico familiar de transtornos de ansiedade. Em outras palavras, é possível que os nosso genes guardem informações que nos deixem mais suscetíveis ao desenvolvimento do distúrbio.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

O tempo de duração de uma crise de pânico é variável. Segundo a psiquiatra Juliana Diniz, o pico da ansiedade pode durar até 40 minutos, porém os efeitos de mal-estar podem se manter após esse período. Além disso, as pessoas com a síndrome do pânico podem ter crises recorrentes, com intervalos curtos entre elas.

Cansaço constante
A ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. O paciente tem dificuldade para relaxar e, muitas vezes, já acorda se sentindo cansado. Como não consegue descansar plenamente na hora de dormir, a pessoa sente o corpo e a mente exaustos praticamente o tempo todo.

Sem data para chegar ao mercado, exame de sangue ajuda no diagnóstico de quadros de ansiedade. Ferramenta busca biomarcadores específicos da condição.

Alprazolam. O alprazolam é usado no tratamento de transtornos de ansiedade e do pânico, com ou sem agorafobia.

A partir de biomarcadores de RNA presentes no sangue, os pesquisadores identificaram o estado atual de ansiedade do paciente e conseguiram combiná-los com medicamentos e nutracêuticos, mostrando como diferentes opções poderiam ser eficazes para cada um.

Sensação de fraqueza ou cansaço; Irritabilidade e mudanças de humor; Problemas gastrointestinais; Palpitações e desmaios.

Tipos de ansiedade: conheça 6 tipos

  1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Esse é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. ...
  2. Fobia social. ...
  3. Síndrome do Pânico. ...
  4. Agorafobia. ...
  5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  6. Estresse pós-traumático.

“Alguns casos não tratados de ansiedade podem até evoluir para uso de substâncias e até para um transtorno depressivo. O tratamento e seu seguimento são muito importantes”, conclui a profissional.

O psiquiatra é o médico que para tratar a ansiedade e seus sintomas. O clínico geral também pode ser uma figura-chave para a detecção do transtorno e o psicólogo colabora com o tratamento.

A ansiedade conduz a distúrbios no equilíbrio ácido-básico, o que aumenta o lactato sérico, dentre outras substâncias no organismo, impactando no resultado dos seus exames.