Qual doença o urubu transmite?

Perguntado por: ogentil7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Mesmo se alimentando de carniça e alimentos estragados, o urubu não transmite doenças, segundo o biólogo Luiz Francisco Sanfilippo, do Zoológico de São Paulo. Ele também explica por que o bicho consegue a proeza de comer porcaria e não passar mal.

O famoso urubu-de-cabeça-vermelha mostrou-se altamente resistente à bactéria que provoca o botulismo. O organismo dele pode suportar uma quantidade de microrganismo suficiente para levar a óbito mais de 300 roedores de pequeno porte. Estudos mostram que eles também são resistentes à cólera, à lepra e até ao antraz.

A figura do urubu é associada com algumas crendices populares, como a de ser um mau presságio ter um urubu voando sobre a casa ou pousado no telhado da residência. De acordo com a superstição, este seria um sinal de morte.

Não. Como já foi dito, os urubus não caçam e nem atacam pessoas e nem outros animais até mesmo pelo tipo de patas que possuem. Mas por se alimentarem de animais mortos, e nós humanos somos mamíferos, consequentemente urubus podem comer cadáveres de pessoas.

Segundo médicos ouvidos pelo portal, comer urubu não é recomendável. A ave é necrófaga – se alimenta de animais mortos – e possui bactérias de putrefação que podem provocar infecção alimentar e outros danos à saúde humana.

Os eletrônicos, que emitem raios lasers verdes, causam incômodo nos urubus e provocam o afastamento da área sem que causar nenhum tipo de dano à estrutura física dos animais. E os repelentes em gel pastoso, que podem ser aplicados nas áreas onde esses animais costumam estar.

Está na lei: animais silvestres são protegidos e qualquer ação contra eles é crime! Inclusive destruir ou remover ninhos.

Seis aves quase fiéis pela vida toda

  • Pinguim-saltador-da-rocha. Esta espécie de pinguins permanece fiel mesmo quando o parceiro está a quilômetros de distância, verificaram pesquisadores com a ajuda de pequenos transmissores. ...
  • Chapim-azul. ...
  • Cisnes. ...
  • Gansos. ...
  • Papagaios. ...
  • Cegonhas.

Em geral, os urubus gostam de apoiar em galhos de árvores ou até mesmo em telhados, sendo assim uma maneira de afastá-los é fazendo linhas paralelas onde eles costumam se alojar. Sendo assim, coloque uma linha de 20 centímetros sobre o local onde se apoiam e espere alguns dias.

Esse estranho hábito alimentar faz do urubu uma ave de importante papel sanitário, pois retiram o material orgânico em decomposição da superfície do solo. Constrói seu ninho no solo entre vegetação densa ou espinhosa, ou em cavidades sob rochas ou árvores.

"O urubu tem um grau muito grande de domesticação, mas ele é um animal silvestre e tem que ser colocado na natureza.

Os urubus possuem importância ecológica imprescindível como saneadores ambientais, eliminando até 95% das carcaças e ossos dos animais mortos, evitando assim a propagação de doenças e a multiplicação de microrganismos (como o antraz) que poderiam contaminar a terra e os lençóis freáticos.

A ave esta marcando o seu território; talvez mostrando alguma agressividade a outras aves que passam perto.

A professora de zoologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Andréa Bezerra, explica que, na verdade, eles aproveitam os bolsões de ar criados pelo movimento das nuvens de chuva para gastar menos energia voando e observar a área ao redor. Isso porque eles planam.

O corvo (do San Lorenzo) é um pássaro, enquanto o urubu (do Fla) é um parente dos gaviões. São de famílias diferentes, mas têm a alimentação carniceira em comum. O corvo ainda pode ter uma alimentação mais variada, mas com o urubu é só carniça mesmo.

O urubu ajuda a manter a natureza limpinha. O urubu é um animal necrófago, ou seja, que se alimenta de carne em putrefação. Ao comer restos de outros bichos, ele faz uma espécie de limpeza nos locais onde vive, eliminando do meio ambiente a matéria orgânica em decomposição.