Qual doença o açafrão cura?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

A curcumina tem sido utilizada no tratamento de câncer, artrites, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríases, entre outras.

Reduz a inflamação no organismo: Usada na culinária indiana, o extrato de cúrcuma (ou açafrão-da-terra) é um tempero com propriedades anti-inflamatórias. E essa substância aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo.

Outro estudo descobriu que simplesmente cheirar açafrão por 20 minutos ajudou a reduzir os sintomas da TPM, como ansiedade e níveis reduzidos do hormônio do estresse cortisol.

Em doses elevadas, a ingestão de açafrão pode causar algumas reações, como náusea, diarreia, hipotensão, dores no estômago e aumento do fluxo menstrual, entre outros.

Além disso, o açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, responsável por ajudar no controle da pressão arterial e na prevenção de derrames.

O açafrão é uma das especiarias mais recomendadas para desintoxicar o sangue e melhorar a saúde renal. Seu princípio ativo, a curcumina, confere a ela efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e analgésicos que podem ser úteis no tratamento de uma ampla variedade de patologias.

A cúrcuma é cheia de nutrientes, como vitaminas C e B6. Ou seja, importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais, especialmente o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.

O açafrão tem um grande número de compostos com ações benéficas ao organismo com ação anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica.

Açafrão (cúrcuma): O açafrão pode ajudar a reduzir o risco de doenças do coração. Del Piero explica que isso acontece devido à sua potente ação antioxidante, que combate o excesso de radicais livres, causadores do chamado estresse oxidativo (que, por sua vez, está associado às doenças cardiovasculares).

Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma. Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas.

3 – Previne diabetes – Essa substância também consegue prevenir o diabetes em desenvolvimento. A Dra. Camargo conta que um estudo feito com pré-diabéticos incluiu o extrato de açafrão na dieta por nove meses.

Você pode dividir em duas vezes ao dia esta quantidade. Dosagem de cúrcuma para colesterol alto (por via oral): 1 a 1,4 gramas de curcumina em duas doses divididas diariamente por 3 meses. (Nota: neste caso específico, a cúrcuma pura não é a melhor opção para um tratamento.

Pesquisas comprovam que uma dose diária segura é de até 12 gramas. Os especialistas que ouvimos, no entanto, recomendam a quantidade máxima de 5 gramas, o mesmo que uma colher de chá.

Bom, você pode usar em salada, carnes e sucos. Ou você pode consumir também como um suplemento. Quando for tomar seu copo de água em jejum, adiciona uma colher de chá de açafrão. Se quiser, pode adicionar também na água com limão.

Segundo a nutri, um dos principais trunfos do shot de cúrcuma com limão é oferecer um bom aporte de vitamina C e outras substâncias antioxidantes, que são ótimas para o sistema imunológico no combate à doenças e infecções.

A recomendação, segundo Juliana, é consumir diariamente uma colher de chá do açafrão em pó (o correspondente a 5 gramas) ou de duas a três rodelas na forma de raiz. “O potencial tóxico do alimento é baixo, mas não se recomenda mais de 10 gramas por dia.

Você precisa apenas de 1 colher (sopa) de açafrão por dia para desencadear os poderes de redução de peso e eliminar a gordura localizada. “A dica é utilizá-lo em peixes, frango, arroz integral, risotos, sopas e até em molho para salada.

É um relaxante natural. Além de beneficiar diretamente a saúde física, o chá de cúrcuma age também como um relaxante natural. Por isso, é excelente para a saúde mental. Assim, recomenda-se seu consumo antes de dormir ou logo pela manhã.

Entre seus benefícios mais conhecidos, estão propriedades anti-bactericidas e também anti-inflamatórias. Além disso, o açafrão também é utilizado para auxiliar problemas intestinas, cardíacos, aumentar o colesterol bom – e diminuir o ruim – estimula a memória e diminuiu graus de estresse e insônia.

O verdadeiro açafrão é uma iguaria extraída do pistilo da flor da espécie Crocus Sativus Linnaeus. Diferente do açafrão-da-Terra, uma planta da família do gengibre, ele é falsificado no mundo todo, pois seu processo de cultivo - que dura o período de um ou dois meses anualmente - o faz custar caro.