Qual doença na coluna que não tem cura?

Perguntado por: nlancastre . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

A discopatia é sinônimo de doença degenerativa do disco intervertebral e não tem cura.

CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

“As doenças degenerativas da coluna são doenças que decorrem de processos de desgaste dessas estruturas. Os acometimentos mais comuns são degeneração dos discos intervertebrais, protusões e hérnias de disco, artrose facetária ou artrose da coluna, estenose do canal vertebral e escoliose degenerativa”, afirma.

O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e sem relação com atividades físicas. O paciente também pode apresentar deformidade progressiva da coluna e sintomas gerais, como febre, fadiga, perda do apetite e perda de peso excessiva.

Confira a lista de doenças neurológicas degenerativas mais comuns e seus principais sintomas:

  1. Mal de Alzheimer. ...
  2. Mal de Parkinson. ...
  3. Esclerose múltipla. ...
  4. Esclerose lateral amiotrófica (ELA) ...
  5. Distrofia muscular. ...
  6. Atrofia muscular espinhal (AME)

A inflamação pode invadir os sistemas espinhal e neurológico do corpo, resultando em condições dolorosas que podem perturbar a vida diária. Cada parte da coluna pode ser afetada pela inflamação, desde a inflamação da parte inferior das costas até a inflamação das vértebras.

As doenças da coluna podem te afastar do trabalho e ensejar o auxílio-doença no primeiro momento. Porém, essas patologias podem incapacitá-lo de forma permanente para o trabalho. Nessas ocasiões, a aposentadoria por invalidez poderá ser concedida pelo INSS, caso seja constatada a incapacidade na perícia médica.

O portador da CID 10 M51. 1 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal.

As principais doenças da coluna que dão direito a aposentadoria por invalidez são Hérnia de Disco, Osteofitose, Discopatia Degenerativa, Protusão Discal e Cervicalgia.

Neste post vamos falar sobre as 5 doenças na coluna para auxílio-doença no INSS, e como resultado, as que mais geram direito ao benefício.
...

  • Hérnia de disco. ...
  • Lombalgia. ...
  • Artrose na coluna. ...
  • Osteoporose. ...
  • Escoliose.

Doença degenerativa da coluna (cervical, dorsal ou lombar) faz parte do envelhecimento. Ela acomete as vértebras, os discos intervertebrais e os ligamentos da coluna. Não se trata em si de uma doença. As alterações, em geral, começam a parecer por volta dos 30 anos e progridem por toda a vida.

2. Hérnia de disco extrusa. Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.

Em geral, a doença é tratada com uma combinação de fisioterapia, exercícios orientados (como a natação) e medicamentos. No período de tratamento, é importante não pegar peso e ficar atento para evitar posturas incorretas que possam agravar o quadro.

Os únicos que podem afirmar, com certeza, se há algum tumor na coluna são os exames de imagem, como a ressonância magnética, os raios-X ou tomografias, mas um exame de sangue também pode ser pedido, para avaliar alguns tumores.

Os tumores benignos da coluna vertebral incluem meningiomas, schwannomas, osteomas osteoides e osteoblastomas; Um tumor maligno é um crescimento canceroso que se espalha e se infiltra em outros tecidos. Os tumores malignos da coluna vertebral incluem condrossarcomas, sarcomas de Ewing e osteossarcomas.

Os tumores localizados na região da coluna vertebral são doenças que crescem e se desenvolvem dentro ou em torno da coluna, produzindo compressão ou destruição óssea, dos nervos ou da medula espinhal. Constitui apenas a terceira causa de dor da coluna, atrás da doença degenerativa e do trauma.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurológica degenerativa que causa a morte dos neurônios motores superiores (que saem do cérebro) ou inferiores (que estão na medula espinhal), causando comprometimentos que levam a perda de função motora no corpo.

O QUE É NEUROPATIA? A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).

Os mais utilizados são a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, que permitem confirmar diagnósticos ou excluir patologias que tenham sintomas parecidos com os de doenças degenerativas do sistema nervoso.

Uma injeção epidural espinhal é uma opção de tratamento não-cirúrgico que pode fornecer alívio ou de curto ou longo prazo de sua dor cervical ou lombar com irradiação para os membros.

O que é a infecção da coluna? A espondilodiscite é caracterizada pela infecção das vértebras e dos discos intervertebrais por bactérias (espondilodiscite piogênica) ou pela tuberculose (Mal de Pott). Na maioria dos casos, as infecções bacterianas são causadas pela Staphylococcus aureus.