Qual doença é causada pela falta de ferro no organismo?

Perguntado por: apereira3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro.

Baixos níveis de ferro no organismo podem gerar anemia com todos os sintomas relacionados a um quadro da doença, como intolerância a atividades físicas, cefaléia, fadiga muscular, entre outros.

O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos ...

Não, nem toda deficiência de ferro resulta em anemia. Para ser classificada dessa forma, é necessário que, nos exames, a taxa de ferro no sangue, para gestantes de crianças de 6 até 60 meses, seja menor que 11 gramas/dl. A maioria das anemias é de fato causada pelas baixas taxas de ferro no organismo.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

A absorção do ferro, de uma maneira geral, ocorre em nível de intestino delgado, especialmente no duodeno, porém, tem sido relatado na literatura científica que o intestino grosso também possui capacidade absortiva de alguns minerais.

Muitas pessoas acreditam que a anemia pode evoluir para leucemia, mas na realidade, já queremos deixar bem claro que isso não passa de um mito. Apesar de ambas serem doenças relacionadas ao sangue, não há a possibilidade disso acontecer.

As outras causas de ferritina baixa podem ocorrer tanto em homens como mulheres: perda por via digestiva (gastrite, úlceras, pólipos intestinais, hemorróidas ou tumores do sistema digestivo) ou via urinária (cálculos renais, traumatismos, tumores).

Ferritina baixa pode indicar déficit de ferro e, em casos mais graves, quando o hemograma estiver alterado, anemia ferropriva. Nessas situações, é fundamental investigar a causa. Em mulheres que estão em idade reprodutiva, é comum que a deficiência de ferro seja resultado de sangramento menstrual em excesso.

Além disso, alguns alimentos reduzem a absorção de ferro, como os chás pretos, que contêm substâncias que se ligam ao ferro da dieta e impedem sua absorção pelo corpo. Condições como a doença celíaca ou a doença de Crohn e até mesmo alimentos, como o chá preto, podem interferir na absorção de ferro pelo corpo.

O ferro intravenoso pode ser usado em pessoas cujo trato gastrointestinal é incapaz de absorver adequadamente o ferro ou naqueles que não conseguem tolerar o ferro oral. Uma transfusão de sangue pode ser administrada se os níveis de Hb ou hematócrito (Hct) estiverem muito baixos.

A anemia por deficiência de ferro pode ser causada por várias condições diferentes, incluindo períodos menstruais intensos, câncer e sangramento no tubo digestivo. Este tipo de anemia ocorre quando não há ferro suficiente para produzir hemoglobina nos glóbulos vermelhos.