Qual doença dos olhos que não tem cura?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

O Glaucoma é uma doença que possui tratamentos, mas não tem cura.

Entre as causas mais frequentes de cegueira estão a Catarata, o Glaucoma, os Erros refrativos, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

1 – Miopia
A miopia é uma das doenças oculares mais comuns. É caracterizada pela dificuldade de enxergar à distância, sendo esse o sintoma mais evidente. Além deste sintoma, o míope também pode sentir fortes dores de cabeça e necessidade de apertar as pálpebras para ver claramente.

Agora, você já conhece as 12 principais doenças dos olhos: ambliopia (olho preguiçoso), astigmatismo, catarata, conjuntivite, daltonismo, deslocamento da retina, DMRI, estrabismo, glaucoma, hipermetropia, miopia e retinopatia diabética.

A Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença degenerativa e progressiva que acomete a área central da retina (mácula), na qual as imagens são formadas, levando invariavelmente à perda da visão central. O principal fator de risco para a DMRI é o aumento da idade.

“Glaucoma é uma doença relacionada ao aumento da pressão do olho, e se não for tratada pode levar a cegueira. Essa doença é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na maioria dos casos, é assintomático (o paciente não sente nada).

Quando consultar um médico. Todas as pessoas que passam por perda súbita da visão devem procurar um oftalmologista (médico especializado na avaliação e tratamento—cirúrgico e não cirúrgico—de doenças oculares) ou procurar imediatamente um pronto-socorro.

Os fatores de risco para o glaucoma são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

Infelizmente qualquer pessoa pode ficar cega. Em pessoas saudáveis é muito raro que alguma doença cause cegueira. Sempre devemos lembra do risco de um acidente machucar os olhos e causar um dano irreversível.

Deficiência visual: conheça os sintomas

  • Visão embaçada.
  • Perda do campo de visão (deixar de ver em algum dos cantos do olho ou sentir que há uma parte “preta” ou embaçada na sua visão)
  • Distorção das formas.
  • Dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz.

Como o estresse afeta a saúde oftalmológica? Dores de cabeça, visão turva, sensação de cansaço, coceira e ardência nos olhos, são apenas algumas das manifestações oculares dos quadros de estresse elevado.

Nesta quarta-feira (26/5) foi o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A data tem como objetivo chamar a atenção para a doença que atinge os olhos e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a maior causa de cegueira permanente no mundo -atinge cerca de 65 milhões de pessoas.

O glaucoma é uma doença crônica que não tem cura, mas que pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata.

Ceratocone é uma enfermidade não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular.

A retinopatia é uma lesão que atinge os vasos sanguíneos presentes na retina, parte do olho responsável pela formação da imagem. Ela pode ter diferentes causas, porém, em todos os casos, afeta as estruturas das veias da retina, colocando em risco a visão do paciente.

Sim, o glaucoma congênito é considerado uma deficiência para fins previdenciários. Por isso, é possível solicitar o BPC-LOAS caso atenda aos requisitos.

Diagnóstico: O mais importante para o diagnóstico da toxoplasmose ocular é o exame de fundo de olho com as pupilas dilatadas, quando o médico oftalmologista encontra a típica do toxoplasma. Geralmente não são necessários exames de sangue para confirmar o diagnóstico, apesar da sorologia negativa excluir a toxoplasmose.

A realização do exame de vista anualmente contribui para uma detecção precoce da degeneração macular.

A inflamação do nervo ótico – uma condição conhecida como neuromielite óptica – pode ser um indicador precoce de esclerose múltipla. Ela pode resultar em alterações na visão, apesar de os sintomas variarem de pessoa para pessoa. Algumas pessoas apresentam visão turva, outras podem perder completamente a visão.