Qual doença deixa a perna fina?

Perguntado por: omonteiro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A dismetria é uma condição em que o paciente apresenta a perna menor do que a outra. Essa é uma situação que pode ser causada pela estrutura óssea ou pela estrutura neuromuscular do indivíduo, podendo ser considerada “verdadeira” ou “falsa”.

A doença de Blount, também chamada de tíbia vara, é caracterizada pela alteração no desenvolvimento do osso da canela, a tíbia, levando à deformação progressiva das pernas.

Pernas arqueadas em uma criança são muito comuns. Quando uma criança com as pernas arqueadas fica de pé com os pés juntos, há um espaço distinto entre a parte inferior das pernas e os joelhos. Isso pode ser o resultado de uma ou ambas as pernas se curvando para fora.

As pernas tendem a ficar mais finas porque, nesta fase da vida, ocorre uma mudança na distribuição de gordura e água do corpo, além de atrofia muscular, fazendo com que a gordura se instale na região da cintura. Já a caixa toráxica aumenta de diâmetro devido à perda de expansibilidade da mesma.

Você buscou por suplementos para engrossar as pernas

  1. Óleo De Semente De Abóbora Puro 100% Natural 500Ml. (1) ...
  2. Psyllium Fiber 180 cápsulas 600mg. (1) ...
  3. -14% ...
  4. Vitamina D3 10.000UI + Vitamina K2 100mcg com 180 cápsulas. ...
  5. Kit 2X 400g Ensure Baunilha Suplemento Alimentar. ...
  6. > AC > FLAG OLIST PONTO.

A síndrome da perna curta, cientificamente chamada de dismetria, é o quadro em que uma perna se apresenta mais curta do que a outra, seja essa diferença de poucos ou até muitos centímetros. Chama-se de dismetria verdadeira quando há uma diminuição real no tamanho dos ossos de uma perna em relação à outra.

Até os dois anos de idade, as pernas podem ser mais arqueadas (joelhos afastados um do outro), daí a expressão “perna de alicate” (joelho varo). Ainda na infância, esse desalinhamento pode se inverter, os joelhos ficarem próximos um do outro, condição chamada de joelhos em X (joelho valgo).

A doença de Legg-Calvé-Perthes consiste na destruição do quadril na criança. Essa doença é causada por um fornecimento de sangue insuficiente para a parte superior da placa de crescimento do fêmur, perto da articulação do quadril. Os sintomas típicos incluem dores no quadril e dificuldades para andar.

Joelho varo ou genu varo, também chamado de joelho arqueado, é aquele que tem um desvio da articulação para fora com relação à linha central do membro. Ou seja, os joelhos são mais afastados um do outro. À esquerda: joelhos valgos, joelhos em X. Note que os joelhos estão para dentro da linha de carga do membro.

A cirurgia para joelho valgo é a osteotomia corretiva, na qual o osso é cortado e reposicionado para corrigir o desalinhamento. Geralmente, é uma cirurgia indicada para pacientes com menos de 60 anos e que estejam com um peso dentro do normal.

Dentre eles podemos citar: o exercício de agachamento e exercício para reforçar a musculatura interna da coxa, mais conhecida como músculos adutores. Bicicleta, corrida e todas as atividades de impacto dos joelhos podem ser praticados, mas com intensidade moderada, sem exageros no tempo e na intensidade.

Durante o crescimento, a deformidade pode ser corrigida pela inserção de grampos ósseos sobre a cartilagem de crescimento. O procedimento é denominado epifisiodese. Em adultos com menos de 60 anos, existem opções como a osteotomia tibial valgizante ou a subcondroplstia.

Faça agachamentos com pesos.
Se coxas finas são o seu problema, esse exercício é para você. Fazer agachamentos é a melhor forma de inflar as coxas, e adicionar pesos (ou barras com anilhas, se preferir) torna o exercício ainda mais eficaz. Comece com pesos que consiga levantar por dez repetições sem descê-los.

O tratamento para atrofia muscular é feito de acordo com o diagnóstico da doença e seu tipo, porém, os tratamentos mais comuns são:

  1. fisioterapia ou musculação;
  2. eletroestimulação;
  3. reposição hormonal.