Qual doença ataca os músculos?

Perguntado por: amorais2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Miopatia é o nome que se atribui às desordens degenerativas da musculatura esquelética que afetam o músculo sem envolver as doenças do sistema nervoso central, nem os nervos periféricos ou a junção neuromuscular.

A sensibilidade e a dor podem ser sintomas de lesões nos músculos e podem ser sentidas quando estamos em movimento ou em descanso. Quando um músculo está lesionado, a inflamação pode causar dor e inchaço. Pode ocorrer maior sensibilidade ao tocar ou mover o músculo.

A doença provoca dores por todo o corpo e pode causar grande impacto na qualidade de vida. Quase todo mundo já sentiu dor nas costas alguma vez na vida, mas o paciente com fibromialgia pode não só sentir dor nas costas, mas também nas pernas, nos ombros e em vários outras regiões do corpo simultaneamente.

Isso acontece pela ausência ou formação inadequada de proteínas que são essenciais para o funcionamento da célula muscular.

Na grande maioria dos casos, a dor muscular é consequência da realização de atividades físicas mais intensas ou de movimentos que são realizados de forma incorreta, muito bruscamente ou sem o devido aquecimento. Torções e distensões também são causadoras da dor nos músculos.

É uma doença hereditária, ligada ao cromossomo X, ou causada por mutações. É caracterizada pela ausência de uma proteína necessária aos músculos. A distrofia muscular de Duchenne causa a degeneração da musculatura esquelética, ocasionando fraqueza muscular generalizada. Os sintomas surgem ainda durante a infância.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

Neuropatia periférica – afeta os nervos nas partes externas, ou periféricas, do corpo como mãos, pés, pernas e braços; Neuropatia diabética – é causada pela diabetes.

O reumatologista tem como principal função cuidar de inflamações e doenças autoimune que atingem o tecido conjuntivo e parte do sistema músculo-esquelético, como as articulações, músculos, ligamentos, tendões e ossos. Enquanto isso, o ortopedista trata distúrbios mecânicos, associados aos ossos.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Anti-inflamatório/Relaxante Muscular (12)

  • Beserol (2)
  • Infralax (2)
  • Mioflex (2)
  • Tandriflan (1)
  • Tandrilax (2)
  • Torsilax (2)
  • Trimusk (1)

Os pontos de dores da fibromialgia
São 18 pontos de dor em todo o corpo, sendo 9 em cada lado. Os pontos de dor são localizados na coluna vertical e torácica, bacia, nádegas, cotovelos e joelhos. A dor pode aparecer em um único ponto, em episódios alternados, ou simultaneamente.

Fibromialgia é uma doença não articular e não inflamatória comum, mas mal compreendida e caracterizada por: dor generalizada, às vezes intensa; sensibilidade generalizada dos músculos, áreas ao redor de tendões e tecidos moles adjacentes; rigidez muscular; fadiga; confusão mental; transtorno do sono; e diversos outros ...

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

GRAFICO 3-Idade de início da fisioterapia dos portadores de Distrofia Muscular de Duchenne. Com relação à dor apresentada pelos portadores de Distrofia Muscular de Duchenne observados, analisou-se que 37,5% dos pacientes relatam sentir dores com freqüência e 62,5% relatam não sentir dores.

As doenças neuromusculares são uma ampla variedade de doenças que afetam os músculos do corpo humano. Embora geralmente afetem músculos envolvidos na mobilidade do corpo, inclusive movimentos dos olhos e deglutição, também podem causar comprometimento da função respiratória e cardíaca.