Qual documento necessário para embarque?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Todos embarcam com documento oficial válido com foto (RG ou passaporte, por exemplo). As crianças menores de 12 anos podem usar documento válido com foto ou certidão de nascimento (original ou cópia autenticada).

Documentos de identificação em suporte eletrônico podem ser apresentados pelos passageiros às empresas aéreas no momento do seu embarque em voos domésticos. Para que possam ser aceitos, além de fé pública e validade em todo o território brasileiro, esses documentos (DNI, CNH-e, e-Título etc.)

Portanto, o RG é sim um dos documentos para embarque internacional Mercosul. Nesses casos, ele deve estar em bom estado de conservação, para facilitar a identificação.

Após pedido feito pela Prefeitura de Guarulhos na terça-feira (7), o governo federal publicou nesta quarta-feira (8) a portaria interministerial 661, que obriga o viajante que chegar ao país via aeroporto a apresentar à companhia aérea responsável pelo voo um comprovante de vacinação contra a covid-19 e um teste para ...

A resposta é sim! A CNH é um documento válido para viagens de avião em se tratando de voos domésticos, ou seja, aqueles realizados dentro do território nacional. São válidas para embarcar tanto a Carteira Nacional de Habilitação física com foto, tanto quanto a CNH eletrônica do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

RG e CPF. Em viagem nacional é necessário para identificação do passageiro que o documento tenha foto, como o RG (Registro Geral), por exemplo. Nesse sentido, o CPF não tem validade para embarcar em voos dentro do território brasileiro, em razão da impossibilidade de identificação visual do passageiro.

Caso seu documento de identidade esteja vencido, extraviado, roubado ou danificado, você pode embarcar em seu voo se apresentar um recibo emitido pelo órgão regulador de seu país que indique que o documento está em processo de renovação.

O RG pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional (exceto Coren) ou Carteira de Trabalho. Importante: Não são aceitos protocolos de documentos.

Em “Serviços”, selecione a aba “Documentos” e, em seguida, clique em “Solicitar 2ª via da Carteira de Identidade”. Após a consulta, você será informado se pode solicitar a 2ª Via Fácil ou se será necessário tirar o documento em um posto de atendimento presencial.

Saiba os cuidados que devem ser tomados na hora do embarque. Para quem for embarcar com crianças de 0 a 12 anos em um avião, os pais e responsáveis devem se atentar aos seguintes documentos: certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou documento de identificação com foto (RG ou passaporte) do menor.

Os prazos de expedição da carteira de identidade nos postos de identificação variam de 5 a 20 dias úteis, exclusivamente por conta de procedimentos internos e da logística de envio das carteiras para os postos de identificação.

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade do cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

O uso segue obrigatório nos transportes coletivos como ônibus, trens e metrô, além de unidades de saúde. A Prefeitura de São Paulo publicou no último sábado (14) o decreto municipal 61.307, de 13 de maio de 2022, que desobriga a exigência do Passaporte da Vacina para acesso em estabelecimentos da capital.

De acordo com Despacho n.º 8022-D/2022, não é mais necessária a apresentação de teste negativo, ou comprovante de vacinação.

Ao chegar ao aeroporto, procure pelo balcão de embarque da companhia aérea em que irá viajar. É o momento de fazer o check-in, que consiste simplesmente no ato de se apresentar com o documento de identificação. Se possível, leve o bilhete da passagem aérea emitido no momento da compra (chamado também de e-ticket).

Para voos nacionais, você precisa do seu documento de identidade oficial e atual (carteira de identidade ou passaporte). Para voos nacionais, você precisa do seu documento de identidade oficial e atual (carteira de identidade ou passaporte).

A versão impressa da CNH deve ter o QR Code no verso (código de barras em formato quadrado localizado na parte interna do documento). As CNHs emitidas a partir de maio de 2017 já contam com esse item de segurança. Se a sua CNH não tem o QR Code, solicite uma 2ª via do documento. Veja como solicitar aqui.