Qual documento comprova a cidadania italiana?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

O certificado de cidadania italiana é o principal documento a ser entregue a Embaixada Italiana brasileira, além dele há outros documentos obrigatórios além da taxa a ser paga para solicitar a emissão do passaporte europeu.

Como saber se sou descendente de italiano: pedir a cidadania italiana

  1. Certidão de nascimento do seu antepassado italiano. ...
  2. Certidão de nascimento de todos da linha de descendência. ...
  3. Certidões de casamento. ...
  4. Certidão de óbito. ...
  5. Certidão negativa de naturalização.

Levando em consideração os gastos com a documentação, assim como a taxa de 300 euros cobrada pelos consulados, o valor final é de aproximadamente R$ 5 mil.

Segundo a Constituição Italiana, os descendentes de italianos nascidos em território estrangeiro e mesmo que não tenham sobrenome italiano, são também cidadãos italianos desde o nascimento. Veja o exemplo abaixo: Na figura acima, o Giuseppe Ferrari é o italiano que transmite a cidadania para o Paulo Silva.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

A principal fonte sobre a chegada de imigrantes italianos no Brasil é o Arquivo Nacional, portal do governo federal onde é possível consultar informações da Entrada de Estrangeiros no Brasil.

O ranking a seguir mostra o posicionamento, o sobrenome, o número de famílias e o número de municípios em que os sobrenomes italianos estão espalhados. Rossi, Russo e Ferrari são os três sobrenomes italianos mais populares na Itália.

Você sabia que é possível obter a cidadania italiana do Brasil através de um processo que pode lhe render dez anos a menos de espera? Isto mesmo, adquirir a dupla cidadania via justiça italiana leva aproximadamente dois anos. Em contrapartida, por meio do consulado o prazo pode chegar até 12 anos.

Tanto brasileiros como italianos que desejam ficar em solo americano por mais de 90 dias precisam de vistos específicos de intercâmbio ou mesmo de imigrante. Mesmo os italianos que desejam morar definitivamente nos Estados Unidos precisam realizar os procedimentos burocráticos para solicitação de visto.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

Quem tem sobrenome italiano pode morar na Itália? Não é preciso que você carregue o sobrenome do seu antepassado italiano para ter direito ao reconhecimento da cidadania italiana. A transmissão da cidadania italiana por descendência é regida pelo direito jus sanguinis - direito de sangue.

5 sobrenomes da nobreza

  • Alcântara. Esse sobrenome tem origem na Europa. ...
  • Bragança. O sobrenome Bragança é associado à família real brasileira. ...
  • Bulhões. Não se há registros sobre a origem do nome, podendo ser tanto dos colonizadores portugueses, quanto dos colonizadores espanhóis ou belgas. ...
  • Ludovico. ...
  • Marinho.

cognome nm. Nunca me chamaste pelo sobrenome antes. Non mi hai mai chiamato per cognome prima.