Qual distúrbio de linguagem afeta a comunicação?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa.

Um distúrbio de comunicação pode envolver problemas com a audição, a voz, a fala, a linguagem ou uma combinação desses elementos. Mais de 10% das crianças apresentam um distúrbio da comunicação. Um distúrbio em uma área de comunicação pode afetar outra área.

Os distúrbios de linguagem, assim como outros distúrbios de aprendizagem, não são considerados doença. Tratam-se de dificuldades que podem ser contornadas com acompanhamento adequado, direcionado às condições de cada caso. A dislexia, a disgrafia e disortografia são alguns dos distúrbios de linguagem mais freqüentes.

Conheça os principais distúrbios da fala

  • Distúrbio da Motricidade Oral. Causam problemas na articulação das palavras. ...
  • Atrasos de Aquisição de Linguagem. ...
  • Distúrbios da Leitura Oral e Escrita. ...
  • Distúrbios da Voz (Disfonias) ...
  • Gagueira. ...
  • Afasia e Disartria.

Portanto como instrumento de comunicação pode dizer que linguagem possibilita a comunicação entre os indivíduos. “A linguagem é, assim, a forma propriamente humana da comunicação, da relação com o mundo e com os outros, da vida social e política, do pensamento e das artes”.

Afasia de Broca ocorre por danos no lobo frontal, área cerebral responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, linguagem e emoção; Afasia de Wernicke resulta por lesões no lobo temporal, àrea responsável pelo gerenciamento da memória; Afasia mista, situação em que as duas zonas são afetadas.

Emitir comunicados demais. Se comunicar demais pode ser tão prejudicial quanto a falta de comunicação interna. Por isso, informações excessivas também são exemplos reais de falha de comunicação. É importante compreender que uma boa comunicabilidade não está relacionada à quantidade, mas sim à qualidade.

Veja quais são eles, algumas das possíveis causas e como lidar com elas no post de hoje.

  • Barreiras culturais. As barreiras culturais podem facilmente tornar a comunicação mais difícil. ...
  • Conflitos de personalidade. Outro problema muito comum são os conflitos de personalidade. ...
  • Tecnologia ultrapassada. ...
  • Falta de feedback.

O Distúrbio Específico da Linguagem é caracterizado pelo comprometimento da capacidade de linguagem, podendo afetar uma ou mais áreas responsáveis pela comunicação, como a fonologia, o léxico e a sintaxe.

Transtorno da comunicação social (pragmática)
Déficits na comunicação social resultam em limitações funcionais na comunicação efetiva, na participação social, no desenvolvimento de relações sociais, no sucesso acadêmico ou no desempenho profissional.

Disartria, afasia e distonia. Essas são alterações que acontecem depois de um trauma orgânico no cérebro, decorrido de trauma cranioencefálico, AVC ou demência por envelhecimento. Esses distúrbios modificam a compreensão, articulação da fala e movimentação.

A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala.

Comunicação é o ato de passar a mensagem que queremos a um interlocutor e linguagem é o sistema de sinais que utilizamos para nos comunicarmos. Que tipo de linguagem podemos usar para nos comunicarmos? Podemos nos comunicar utilizando vários tipos de linguagem como gestos, símbolos, sinais etc.

A linguagem é um processo de comunicação. Já a língua é um dos códigos da linguagem, ou seja, um mecanismo de comunicação, caracterizado por letras e fonemas, organizados segundo determinadas regras. Portanto, a língua pode ser utilizada em diferentes tipos de linguagem, como a oral, escrita e jornalística.

A linguagem não verbal são todos os outros meios de cominicação, como dança, teatro, pinturas, esculturas, gestos, até mesmo a Língua Brasileiras de Sinais (LIBRAS).

A encefalopatia de Wernicke é um distúrbio cerebral que provoca confusão, problemas nos olhos e perda de equilíbrio e é o resultado de uma deficiência de tiamina. leia mais . A encefalopatia de Wernicke é causada por uma deficiência grave de tiamina. leia mais , uma vitamina do complexo B.

Afasia de Wernicke
Os pacientes geralmente não estão cientes de que sua fala é incompreensível para outros. A compreensão auditiva e escrita é comprometida. Pacientes cometem erros de leitura (alexia). A escrita é fluente, mas contém muitos erros e tende a não ter palavras substantivas (agrafia fluente).

Falar, achar as palavras corretas, compreender, ler, escrever e fazer gestos fazem parte do uso adequado da linguagem. A afasia é uma disfunção que faz com que o paciente tenha dificuldade de se comunicar adequadamente, afetando a compreensão de imagens, sons e outros tipos de expressão.

Ø Filtragem: é quando a mensagem é recebida apenas em partes. Ø Bloqueio: a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida. Ø Ruído: é quando a mensagem é distorcida ou mal entendida. As filtragens provocam mal entendidos.

Quais os tipos de barreiras da comunicação?

  1. Barreiras mecânicas. As barreiras mecânicas são causadas por equipamentos de comunicação que não funcionam como deveriam. ...
  2. Barreiras psicossociais. ...
  3. Barreiras pessoais. ...
  4. Barreiras burocráticas. ...
  5. Barreiras hierárquicas. ...
  6. Barreiras geográficas. ...
  7. Omissão. ...
  8. Barreiras de linguagem.

As conseqüências geradas por falhas na comunicação poderão trazer graves problemas para as organizações, uma vez que o colaborador não entendeu e continua agindo da mesma forma ou passando para frente informações erradas, cria-se uma bola de neve que é jogada no despenhadeiro.