Qual disjuntor usar no ar condicionado?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

No caso dos condicionadores de ar, os próprios fabricantes indicam no manual ou na etiqueta da condensadora qual a amperagem necessária. Mas em média, para aparelhos 9000 BTUs usa-se disjuntores de 10 a 15A. Num modelo de 18000 BTUs, 20A atende a tensão solicitada tranquilamente.

O disjuntor para ar-condicionado 18000 BTUs deve ser escolhido pela corrente elétrica. Em geral, um modelo 220V, 18000 BTUs, trabalha com um disjuntor de 15 a 20 ampéres. As demais informações de instalação são: um modelo tipo curva C e a fiação é de 2,5 mm².

É imprescindível usar disjuntor junto à instalação elétrica do ar condicionado porque o aparelho consome muita energia e pode sofrer danos facilmente. Por isso, o disjuntor é um dispositivo obrigatório para prolongar a vida útil do aparelho e garantir a segurança no ambiente durante o uso do ar condicionado.

O excesso de trabalho consome mais energia e pode fazer o disjuntor desarmar. Outros fatores que podem desarmar o disjuntor por conta do ar-condicionado: bobina do condensador suja, algum tipo de mau funcionamento do compressor, vazamento de gás refrigerante, entre outros.

disjuntor bipolar

Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele.

40A

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Então, é fundamental que o disjuntor tenha a corrente necessária para operar no aparelho 30000 BTUs. Para um ar-condicionado com essa potência, a peça deve ter entre 20 e 25 ampères. As demais informações de instalação são modelo tipo Curva C e fiação de 6 mm².

30A

O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 220V é o disjuntor de 30A.

Usar uma tomada exclusiva para instalação do ar-condicionado. Outro cuidado que não pode ser esquecido é o de garantir que o ar-condicionado tenha uma tomada exclusiva para ele. Outros equipamentos não devem ser ligados na mesma tomada, por isso o uso de benjamins, por exemplo, deve ser descartado.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Realmente a norma proíbe essa prática. Cada equipamento de uso específico deve ter seu próprio circuito.

Nunca desinstale enquanto estiver na tomada: é imprescindível tirar o ar-condicionado da tomada antes de qualquer ação, tanto por medidas de segurança pessoal quanto para não correr o risco de prejudicar o aparelho.

Ficar ligando e desligando o ar-condicionado diminui o consumo: Errado! Na verdade, esse ligar e desligar constantes aumentam o consumo, porque acaba por acontecer picos de consumo que o aparelho precisa fazer por conta deste ato.

O disjuntor de 40A bipolar é recomendado para chuveiros com 7500w de potência.