Qual disjuntor devo usar para duas casas?

Perguntado por: uAvila6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

O disjuntor bipolar deve ser instalado em casas com sistema bifásico, ou seja, que possuem duas fases de energia. Na hora de instalar esse tipo de disjuntor ao circuito elétrico, é importante ligá-lo às duas fases, deixando de fora da instalação os fios neutros ou terra.

Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.

Ou seja, se seu sistema de alimentação for bifásico, você deve optar por um disjuntor bipolar para proteção.

Isso é legal? Raphael Barradas, Realengo. A advogada Soraya Goodman explica que a fatura de energia elétrica pode ser entregue no endereço da unidade consumidora (instalação) ou em outro local indicado pelo titular da conta.

Disjuntor monopolar – Comumente utilizado em instalações e circuitos que tem uma única fase, como por exemplo circuitos relacionados a iluminação e tomadas em sistemas monofásicos fase/neutro, seja com fase 127v ou 220v.

Estes disjuntores são utilizados em cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes, instalações elétricas residenciais, tomadas, equipamentos domésticos, chuveiro, entre outros.

Disjuntor para chuveiro 40A
O disjuntor de 40A bipolar é recomendado para chuveiros com 7500w de potência.

40A

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.061W por 220V logo, teremos como resultado uma corrente de 45,73A. Está é a corrente para considerar o disjuntor geral do QDC.

disjuntor bipolar

Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele.

O disjuntor bipolar, também conhecido como disjuntor 220 V ou bifásico, é uma opção para circuitos e instalações elétricas que possuem dois condutores de fase. Esse dispositivo é muito utilizado na maioria das casas brasileiras para ligar equipamentos de maior potência.

Sistema bifásico
A capacidade de tensões elétricas é de 127 V ou 220 V. Esse tipo de ligação é utilizado apenas em zonas rurais, onde a quantidade de equipamentos elétricos não é tão grande como a das zonas urbanas. Sistemas bifásicos são utilizados para potências de 12000 W até 25000 W.

25.000 watts

Bifásico: uma ligação da rede bifásica é feita com três cabos: dois fases e um neutro. Possui tensões máximas de 127 V e 220 V e sua potência vai de 12.000 a 25.000 watts.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Representante legal: procuração pública ou particular e cópia dos documentos do procurador. Quando se tratar de procuração particular é obrigatório o reconhecimento de firma; Pessoa Jurídica: Contrato Social ou último aditivo, CNPJ, CPF, RG.