Qual diferença entre animes e mangá?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Mangás são histórias em quadrinhos desenhadas no “estilo japonês”. Os animes (“animê”) seriam as versões animadas (para televisão, cinema), desses desenhos. São desenhos muito populares não apenas no Japão, mas no mundo todo.

Historicamente, na verdade, os mangás contemporâneos (pós-Tezuka) e livros juvenis (novels) de fato vieram antes do que comumente chamamos de anime, mas por uma margem de tempo muito pequena. E a partir daí ambas as mídias passaram a andar lado a lado.

O anime lançado em 2008 tem 22 episódios disponíveis e se passa no país fictício da América do Sul, Diamandra. A história segue Michiko Malandro que foge da prisão e sequestra a filha de seu ex-namorado, Hana Morenos, e lhe dá o apelido de "Hatchin".

Os animes são classificados de acordo com o público e a temática que possuem, os mais comuns: shonen, shoujo, seinen e hentai.

O porquê disso é bem simples: facilitar transmitir ao leitor o sentimento dos personagens em questão. As cores – diferente das obras ocidentais que são todas coloridas, normalmente os mangás são em preto e branco, com apenas algumas páginas especiais sendo coloridas (não costuma ocorrer em todas as obras).

“Anime” é uma palavra japonesa que se refere a animações. No dialeto nipônico, toda animação é um anime. Porém, no contexto ocidental, o termo é usado para se referir às animações provenientes do Japão. Vale ressaltar também que animes não são um estilo de desenhos animados, mas sim um formato de mídia.

Mangá é o nome usado para designar as histórias em quadrinhos em estilo japonês. Ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente.

VOCÊ ESTÁ LENDO: 5 animes mais assistidos do mundo

  • Naruto Shippuden.
  • Ataque dos Titãs.
  • Black Clover.
  • Dragon Ball Super.
  • One Piece.

Namakura Gatana

O primeiro anime que foi produzido no Japão, Namakura Gatana (Espada Cega), foi feito em algum momento de 1917, mas lá se discute qual título foi o primeiro a receber essa honra.

Conheça alguns dos principais animes produzidos no Brasil!

  • No Game, No Life. Esta obra é, originalmente, uma série de light novels criada por Yuu Kamiya. ...
  • Holy Avenger. Este anime no formato mangá acontece em um mundo chamado Arton. ...
  • Magma. ...
  • Referências ao Brasil. ...
  • Michiko & Hatchin. ...
  • Cavaleiros do Zodíaco. ...
  • Cowboy Bepob. ...
  • Pokémon.

Em vez de separar títulos por faixas etárias, a classificação de animes é feita por meio de termos. São cinco principais: Kodomo, Shounen, Shoujo, Seinen e Josei. Eles apontam que determinado conteúdo é apropriado para um público-alvo específico, que leva em conta idade e sexo.

Acompanhando seus competidores, Netflix e Amazon, a Disney+ agora tem uma coleção de animes disponíveis em seu catálogo, apenas para sua marca Disney's Star.

Você já se perguntou se existem animes brasileiros? Se já, a resposta é: sim. O nosso país é um grande consumidor da cultura japonesa. Isso se deve muito à presença de imigrantes japoneses no país há pelo menos 120 anos.

Captain Tsubasa: Road to 2002

Captain Tsubasa: Road to 2002
Convido-te a ler mais sobre o assunto aqui: Os animes mais influentes da História (parte 4). Tsubasa é uma franquia enorme e com diversas iterações, sendo até difícil saber por onde começar.

1. Naruto Shippuden. Sequência do anime Naruto, Naruto Shippuden estreou na televisão japonesa e, desde então, as aventuras do jovem ninja que sonha em se tornar o próximo hokage, líder máximo de sua vila, apenas cresce em números de fãs.

Naruto é um termo popular utilizado pelos japoneses ao referir-se a redemoinho. O nome deve-se a uma região na província de Tokushima, o Estreito de Naruto, onde, devido à formação geológica do lugar, o fenômeno ocorre com frequência.

A problemática de grande parte das animações japonesas: de reproduções do machismo até a sexualização infantil. Sem dúvidas, animes – ou animações japonesas – são a maior representação da cultura pop japonesa no Brasil.

Na verdade, os mangás são lidos de trás para frente no Japão porque o sentido de leitura utilizado nada mais é que um reflexo da escrita e leitura do idioma japonês, que vai da direita para a esquerda, e de cima para baixo, assim como os livros de lá.

Ao contrário dos “comics”, os gibis americanos, os mangás são originalmente publicados com a leitura oriental, feita da direita para a esquerda. Ou seja, o que no Ocidente seria o fim da revista, no Japão é o início.