Qual diferença do MAS É MAIS?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Quando usar Mas
A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula.

conjunção adversativa
Designativa de oposição (ex.: é um aluno fraco, mas esforçado) ou restrição (ex.: irei, mas com uma condição).

1 contudo, porém, todavia, no entanto, entretanto, apesar disso, ainda assim, não obstante, nada obstante, sem embargo.

Pode-se até dizer que essa conjunção fica elegante, talvez requintada, quando aparece no meio da oração (p. ex., “Ceder, porém, é preciso”), mas não que essa deva ser a regra. Quanto à segunda questão, de fato não convém iniciar parágrafo com porém, mas e senão, que são as adversativas por excelência.

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação.

Mas é uma palavra usada principalmente como conjunção adversativa, possuindo o mesmo valor que porém, contudo e todavia. Transmite uma noção de oposição ou limitação.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Há ou a na expressão de tempo. Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

O uso do “mas” segue o exemplo das conjunções “porém”, “todavia” ou “entretanto”. Exemplos do uso do mas: Ele estudou, mas não conseguiu passar. Maria é uma boa aluna, mas fica nervosa na prova.

Quando tivermos não apenas a locução "mas" mas também uma construção que some ideias, como o "mas também", a vírgula é facultativa. Exemplos: Naquele ano, não só o Palmeiras mas também o Corinthians foram desclassificados.

Ideia de adição: uso facultativo da vírgula antes do “mas”
Quando o “mas“ indica ideia de adição, o uso da vírgula é opcional. Isso ocorre sempre que ele é usado em estruturas que tenham uma conotação de acréscimo, de adição, de valor aditivo, como é o caso de “mas também”.

Aproximadamente. Nem bem nem mal, podendo exprimir dúvida ou hesitação.

Mas - conjunção adversativa, sinônimo: porém, diz respeito a ideias contrárias. Mais - advérbio de intensidade, antônimo: menos, diz respeito a quantidades. Más - adjetivo, antônimo: boas, diz respeito a qualidades.

"Mais" tem o significado oposto de "menos", ou seja, são palavras antônimas. Em caso de dúvidas, uma forma de entender é ver se, ao substituir "mais" por "menos", a frase segue com sentido.

mas também, como ainda, bem como … assim como, por um lado …

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.