Qual diferença de índio para indígena?

Perguntado por: opadilha6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

“Índio”, portanto, reforça estereótipos preconceituosos, que geralmente retratam os povos indígenas como selvagens, atrasados e preguiçosos. Por outro lado, o termo "indígena” significa "natural do lugar em que vive".

Os índios são o grupo de pessoas reconhecidas como descendentes dos povos que habitavam o Brasil antes da chegada dos europeus. Na época da chegada dos europeus, havia de cinco a sete milhões de índios no Brasil. Atualmente, a população de índios é de 817 mil, segundo dados do Censo de 2010.

Índio é tudo igual? Eles andam sem roupa, comem mandioca, vivem em ocas e falam o mesmo idioma, certo? Se você pensa assim, está enganado. Estima-se que existam hoje no Brasil mais de 240 povos indígenas, que falam mais de 150 línguas - tão distintas entre si quanto o português e i inglês, por exemplo.

Esta palavra foi definida pelos colonizadores portugueses, que acreditavam terem chegado às Índias, e durante todos esses anos, o termo foi socialmente ligado a pessoas primitivas. Portanto, Não é Legal se referir a povos indígenas como índios.

"Índio é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena", explica.

Censo 2022: Imigrantes agora podem se autodeclarar indígenas
Foi divulgado que a população imigrante de origem indígena agora pode se autodeclarar com tal na coleta de informações do Censo 2022.

Entendemos como comunidade indígena um conjunto de pessoas que: mantêm relações de parentesco ou vizinhança entre si; são descendentes dos povos que habitavam o continente antes da chegada dos europeus; apresentam modos de vida que são transformações das antigas formas de viver das populações originárias das Américas.

A única forma de reconhecimento dos povos indígenas, segundo a organização, é o autorreconhecimento, que é um processo individual e coletivo, pois a comunidade ou povo tem a autoridade de reconhecer os indígenas, independentemente do local onde vivem.

Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.

“O que é ser indígena no Brasil hoje, me perguntaram. A resposta é simples: ser indígena no Brasil hoje é viver sob constante ataque. Estamos sob ataque do vírus mais perigoso do último século.

Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%).

É correto falar TRIBO indígena? Não! O correto é falar Povo Indígena. O que existem são etnias, povos e nações.