Qual dieta para baixar ureia?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 17 votos

Nesses casos, deve-se evitar sobretudo alimentos com proteínas de origem animal, como carnes vermelhas (porco, vaca, cordeiro), aves (frango, pato, peru), embutidos (bacon, salame, mortadela, linguiça), frutos do mar (camarão, polvo, lula, mexilhão), miúdos (fígado, moela, coração) e peixes, principalmente sardinha e ...

5 remédios caseiros para diminuir o ácido úrico e evitar...

  • Vinagre de maçã Foto: iStock. ...
  • Chá de urtiga. Foto: iStock. ...
  • Chá de cavalinha. Foto: iStock. ...
  • Chá de salgueiro. Foto: iStock. ...
  • Chá de cebola. Foto: iStock.

A ureia alta é causada por danos extremos e geralmente irreversíveis aos rins. Isso geralmente é de doença renal crônica. Os rins não são mais capazes de filtrar os resíduos do seu corpo e enviá-los pela urina. Em vez disso, esses resíduos entram na corrente sanguínea, causando uma condição potencialmente fatal.

Quando ocorre elevação de ácido úrico ou ureia no sangue é fundamental restringir alimentos ricos em purinas de origem animal (carnes, pato, miúdos, embutidos e frutos do mar) e alimentos/condimentos industrializados como caldos de carne e sopas instantaneas.

Na dieta para problemas renais é importante controlar a ingestão de proteínas, como frango, feijão, peixe e ovo, pois o seu consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, favorecendo a ocorrência de sinais e sintomas, como dor nas costas, cansaço, dor ao urinar ou vontade frequente de urinar.

Potássio – apesar de saudáveis, algumas frutas, legumes e verduras entram no grupo de alimentos que prejudicam os rins por serem ricos em potássio, a exemplo da banana, da cenoura e das folhas da beterraba.

Quando o exame aponta concentração acima do que é considerado normal dá-se o nome de hiperuremia, sendo considerados muito preocupantes valores acima de 200 mg/dl, podendo levar ao óbito.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Veja algumas opções:

  • Chá de cardo de leite. Foto: iStock. O cardo de leite é uma planta com muitos benefícios para a saúde e o chá feito com ela melhora as funções de órgãos excretores do corpo. ...
  • Chá de dente-de-leão. Foto: iStock. ...
  • Chá de alcachofra. Foto: iStock. ...
  • Chá de urtiga. Foto: iStock. ...
  • Chá de cavalinha. Foto: iStock.

Valores de referência do Exame Ureia – Hemodiálise
Adultos: maior que 13mg/dL e menor que 43mg/dL.

Uma estratégia nutricional que pode auxiliar na redução da proteinúria é a substituição (parcial) da proteína animal por proteína de soja. O ideal é o acompanhamento com nutricionista para que possa fazer um planejamento dietético adequado para tratar essa proteinúria.

Os principais sintomas da ureia alta no sangue são a perda de apetite, alterações no paladar, distúrbios neurológicos, perda de sangue em excesso, náuseas e também diferenças na tonalidade da pele, geralmente ganhando um tom acinzentado. Estes são sintomas passíveis de serem identificados antes mesmo de fazer o exame.

Valores de referência
Crianças de até 1 ano: entre 9 e 40 mg/dL; Crianças maiores de 1 ano: entre 11 e 38 mg/dL; Adultos: entre 13 e 43 mg/dL.

Os chás que valem a pena conferir são os de folha de urtiga e raiz de dente-de-leão. A ideia é que esses chás estimulam os rins e causam um aumento da produção de urina. Como tal, mais creatinina pode ser eliminada do corpo.

Sendo assim, o consumo de abacaxi, acerola, ameixa, banana-maçã, caju, caqui, jabuticaba, limão, manga, maçã e laranja-lima está permitido. Por outro lado, é fundamental retirar da alimentação abacate, açaí, água de coco, banana-prata, damasco, figo, goiaba, graviola e demais frutas com alto índice de potássio.

Os valores de referência para uma ureia normal no sangue, varia de 16 a 40 mg/dL, para a maioria dos laboratórios. Portanto, chamamos de ureia alta, o valor de ureia no sangue acima de 40 mg/dL.