Qual diclofenaco é bom para dor de garganta?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Entorses, distensões e outras lesões; Dor e inchaço após a cirurgia; Condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais; Infecções do ouvido, nariz e garganta.

Diferenças entre o diclofenaco sódico e potássico
Na prática, a diferença é praticamente nenhuma. Ambos possuem as mesmas propriedades farmacodinâmicas e farmacocinéticas. A dose de administração é a mesma e os efeitos adversos e a taxa de eficácia são exatamente iguais.

Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Diclofenaco Sódico é um anti-inflamatório para o tratamento de curto prazo nos distúrbios relacionados a entorses, distensões e lesões, casos de artrite e crises de gota.

Comparações diretas entre 50 mg de diclofenaco e 400 mg de ibuprofeno não demonstraram diferença significante em relação ao alívio da dor.

O diclofenaco potássico é mais solúvel em água do que o sódico. Sendo empregado principalmente como analgésico. Já o diclofenaco sódico tem uma absorção mais lenta, os comprimidos são revestidos e tem liberação entérica. Sendo indicado principalmente para: artrite, reumatismo, torções.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Os remédios que podem ser indicados para garganta inflamada são:

  1. Paracetamol. ...
  2. Dipirona. ...
  3. Ibuprofeno. ...
  4. Ácido acetilsalicílico. ...
  5. Naproxeno. ...
  6. Nimesulida. ...
  7. Cloridrato de benzidamina.

Diclofenaco potássico e diclofenaco sódico não apresentam diferenças farmacodinâmicas (mecanismo de ação), nem farmacocinéticas significantes. Ambos são administrados sob a mesma dose e absorvidos na forma ácida (diclofenaco).

O diclofenaco potássico é mais solúvel em água do que o sódico. Sendo empregado principalmente como analgésico. Já o diclofenaco sódico tem uma absorção mais lenta, os comprimidos são revestidos e tem liberação entérica. Sendo indicado principalmente para: artrite, reumatismo, torções.

Para o que é indicado
Redução da dor e inflamação no pós-operatório; Condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais; Casos de dores nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista e outros tipos de reumatismo; Infecções do ouvido, nariz e garganta.

Todos tem a mesma eficácia. Quando prescrito os médicos escolhem a medicação com menor efeito colateral de acordo com as comorbidades que o paciente tem.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Diclofenaco Sódico 100 mg 10 comprimidos | Voltaren Retard | Anti-inflamatorio E Antireumatico | EMS. Adjuvante nos processos infecciosos graves acompanhados de dor e inflamação (ouvido, nariz, garganta e dores musculares). Ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética.

Quando os sintomas forem mais pronunciados durante a noite ou pela manhã, diclofenaco sódico deverá ser administrado preferencialmente à noite. O diclofenaco sódico deve ser engolido inteiro com um copo de água ou outro líquido. Recomenda-se tomar diclofenaco sódico durante as refeições.