Qual dia de Obaluaê na Umbanda?
Dia 16 de agosto
responsável pela cura e também pelas doenças!
Qual é o dia de Omulú na Umbanda?
Vale destacar que São Roque e Omolú são homenageados no dia 16 de agosto.
Quem é Obaluaê na Igreja Católica?
Obaluaê, ou Omolu, é o orixá da cura e da doença. Deus da varíola e das pragas, Obaluaê é relacionado com todo tipo de doença física e com as suas respectivas curas. Esse orixá está intrinsecamente relacionado com a terra quente, seca e rígida, ao contrário da sua mãe Nanã que está ligada à terra molhada, a lama.
Qual o dia para acender vela para Obaluaê?
Segunda-feira: Exú, Omolú e Obaluaiê Terça-feira: Ogum, Oxumarê e Irôko. Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá Quinta-feira: Oxóssi, Logunedé e Ossaim.
Qual o dia de acender vela para Obaluaê?
No sétimo dia, deixe a vela queimar até o fim. O incenso você deve acender um novo todos os dias.
Qual a cor da vela de Obaluaê?
Obaluaê é o orixá da transformação, por isso se usa velas brancas e pretas, como sinal de transformação, passagem, mudança.
Qual o número de Obaluaê?
Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.
Qual é a cor da guia de Obaluaê?
Guia de Proteção para Obaluaiê, Protetor de Virgem
Contas nas cores: vermelho, branco e preto.
Qual é o Exu de Obaluaê?
Alguns Exus de Obaluayê:
Exu das Almas, Exu Caveira (Omulu/Obaluayê), Exu Bananeira, Exu Molambo, Exu Porteira, Exu Sete Porteiras, Exu do Lodo (de Obaluayê,Yemanjá e Nanã).
Que dia acender vela para omolú?
Segunda-feira: Exu e Omolu.
Onde colocar oferenda para Obaluaê?
Por isso, seus trabalhos geralmente são entregues nos cemitérios. Ele carrega na mão seu instrumento, o Xaxará, para afastar os espíritos dos mortos (eguns). Suas oferendas são pipocas estouradas com areia da praia ou azeite de dendê e coco e são entregues em um alguidar de barro.
O quê Obaluaê gosta de beber?
A regente da maturidade e da razão humana muito se satisfaz com velas brancas, roxas e rosas, champagne, calda de ameixa ou figo, uva, melão, melancia, figo ou ameixa, sempre depositados perto de lagos ou em um mangue.
De quem Obaluaê e filho?
Obaluaê era filho de uma divindade chamada Nanã, mas foi rejeitado por sua mãe e quem o criou foi Iemanjá. A rejeição se deu porque ele era muito feio, manco e tinha o corpo coberto de feridas.
Qual é a comida de Obaluaê?
“A comida de Obaluaê é a pipoca, porque pipoca não se faz sem óleo, e óleo quente não se faz rápido. Pipoca precisa de tempo e de silêncio para funcionar”, sinaliza a historiadora. Um terceiro exemplo emblemático é a comida oferecida a Oxum, uma orixá cuja história faz referência à fertilidade.
Como pedir ajuda a Obaluaê?
Oração para Obaluaê:
Salve querido Pai da vida e da riqueza. Eu venho humildemente e com todo o respeito, Senhor, pedir-lhe [faça seu pedido aqui]. Ó, grande Obaluaê, se meus pedidos forem injustos e não merecidos, não me puna, Pai. Não deixe que caia sobre mim a sua ira.
Pode comer pipoca no dia de Obaluaê?
Na Umbanda, um dos diretores da liturgia da casa, Luís Mongelli, explica que a pipoca é usada nas oferendas para o orixá Obaluayê. "Os banhos de pipoca são rituais importantes e poderosíssimos, pois está relacionado a cura.
Como saber se a entidade aceitou a vela?
Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.
Quais são as ervas de Obaluaê?
Ervas do Orixás Omulu/Obaluaê:
Zpínia, vassoura preta, folhas de laranja lima, carobinha do campo, folhas de milho, musgo, barba de velho, velame, sete sangrias, sabugueiro, manjerona, mamona, espinheira santa, assa peixe.
Qual é a diferença entre Omolu e Obaluaê?
Obaluayê é o Rei e Senhor do elemento terra, da matéria ou do mundo material. É conhecido como o Rei das Almas do Ayê, o Senhor das Almas. Enquanto Omulu estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador, transmutador. A morte física, comumente ligada a Omulu é um bom exemplo.