Qual deve ser o resultado de um espermograma após vasectomia?

Perguntado por: agil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

“ DE ACORDO COM AS DIRETRIZES EM VASECTOMIA DA AMU - 2015 (SOCIEDADE AMERICANA DE UROLOGIA) NO ESPERMOGRAMA PÓS VASECTOMIA SÃO ESPERADOS A AUSÊNCIA TOTAL DE ESPERMATOZÓIDES OU CONCENTRAÇÕES INFERIORES A 100.000/ML (IMÓVEIS/MORTOS) NA AMOSTRA BRUTA OU CENTRIFUGADA, ATÉ 6 MESES APÓS A CIRURGIA.

A primeira coisa a ser analisada no exame de espermograma é o volume. O volume aceitável é maior que 1,5ml, cerca de 1 colher de sopa de sêmen. O seguinte é a coloração do sêmen que pode ser de diversas colorações, mas o desejável é o branco opalescente. O ph é um aspecto importante.

O valor ideal é 15 milhões de espermatozoides por ml ou 39 milhões de espermatozoides totais. Quando há menos que isso, temos um quadro de oligozoospermia. Valores muito baixos, ou seja, menor que 5 milhões por ml, podem significar algum problema hormonal ou genético.

A comprovação biológica de infertilidade masculina pelo espermograma só é possível nos casos de ausência completa de espermatozoides ou na ausência completa de motilidade dos espermatozoides.

Espermograma para saber se a reversão da vasectomia deu certo: Com um mês da reversão da vasectomia o paciente já pode ir ao laboratório e fazer o exame de espermograma.

O espermograma normal
A concentração deve ser superior a 15 milhões por ml e uma concentração total acima de 39 milhões no ejaculado.

A falha na vasectomia pode ocorrer alguns dias depois do procedimento. Quando isso ocorre, o problema não está na intervenção cirúrgica, mas sim à permanência de alguns espermatozoides na parte do canal, que continuam com acesso ao sêmen.

Ainda que raro, é possível engravidar após vasectomia, principalmente nos 60 primeiros dias após o procedimento. Tempo em que alguns espermatozoides podem continuar vivos dentro do canal. Após esse período, pode ocorrer devido à falha técnica ou recanalização em 0,2% a 5,3% dos casos.

Para promover a infertilidade masculina, a vasectomia é um procedimento que corta a ligação dos espermatozoides com o sêmen, interrompendo os canais deferentes. Dessa maneira, acontece a chamada azoospermia obstrutiva, quando os gametas ficam impossibilitados de chegar ao sêmen.

Quando o espermograma não mostra espermatozóides, como no caso de Cláudio, se dá o nome de azoospermia. Esta condição pode ocorrer porque os testículos não recebem hormônios suficientes para estimular a produção, situação bastante rara.

Quando uma amostra de sêmen tem menos do que 32% dos espermatozoides com motilidade progressiva o homem é diagnosticado com astenozoospermia, ou seja, baixa motilidade espermática.

Quantidade de esperma (concentração)
De 15 a 300 milhões é a variação normal para o número de espermatozóides por mililitro. Contagens abaixo de 15 milhões são consideradas inadequadas, contagens de 20 milhões ou mais pode ser considerado adequados se a motilidade e morfologia forem normais.

Baixa concentração de espermatozoides no espermograma indica o risco de alterações cromossômicas.

Os principais aspectos avaliados no espermograma são: concentração por ml e total: a quantidade de espermatozoides por ml de sêmen deve ser de no mínimo 15 milhões, enquanto no volume total ejaculado deve ser de mínimo 39 milhões; motilidade: indica a capacidade de movimentação do espermatozoide.

Quando o espermograma está alterado? A alteração do espermograma pode ser devido à presença de um ou mais dos fatores analisados fora dos valores ideais de referência. A alteração de cada fator tem um nome específico, que demonstra qual é o problema encontrado.

As baixas contagens de esperma diminuem as chances de uma gravidez natural, porém, as técnicas de Reprodução Assistida podem ajudar o casal a realizar este sonho.

A vasectomia não possui um prazo de validade para sua eficácia. Apesar de ser um dos principais métodos de esterilização pode apresentar falhas, como a recanalização espontânea. Isso porque a vasectomia é a ligadura (fechamento) do ducto deferente masculino.

Quanto mais tempo houver entre a realização da vasectomia e sua reversão, menores são as chances de uma nova gravidez. Se for abaixo de 3 anos, a possibilidade de haver espermatozóides no sêmen é de 95%, com taxa de gravidez de 76% (por meios naturais). Entre 3 e 8 anos, as taxas caem para 88% e 53%, respectivamente.

Questão 9 Quanto à motilidade no espermograma é correto afirmar que: 1. A classificação atual é progressiva, não progressiva e imóvel; 2. Segundo a OMS, atualmente, a classificação é dividida em graus de A à D; 3.

REGRA PRATICA: Total de células nos 5 grupos de quadrados multiplicado por 1.000.000. VALORES NORMAIS: 70.000.000 a 200.000.000 p/ml de plasma seminal. OBSERVAÇÃO: Para alguns autores o valor normal pode ser considerado acima de 20.000.000 células/ml.