Qual deve ser o perfil de um professor de educação infantil?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O professor deve criar condições favoráveis para que as crianças se sintam seguras e aprendam a viver em coletividade num ambiente saudável e acolhedor. Isto é, aprendam nas vivências a se expressar, explorar, compartilhar enquanto se desenvolvem e se apropriam da sua identidade com autonomia.

Recepcionam as crianças, cuidam da higiene, asseio, alimentação e controla o repouso. Auxiliam na elaboração do planejamento pedagógico; preparam material didático, desenvolvem atividades recreativas e acompanham o desenvolvimento das crianças.

Resposta: INVESTIGAR E CONHECER CADA CRIANÇA, QUAL A SUA DIFICULDADE E FACILIDADE, INCENTIVER A CRIANÇA COM GESTO E EXPLECOES, DESPERTAR NA CRIANÇA A CURIOSIDADE EM APRENDER E CONHECER AO NOVO, COMUNICAR-SE COM ATENÇÃO E CARINHO FAZENDO COM QUE A CRIANCA TENHA CONFIAÇÃO NO PROFESSOR.

Uma das principais características dos bons professores é saber ouvir os seus alunos. Tanto para perguntas e dúvidas, mas também para as críticas construtivas que surgirem. Além disso, eles devem estar dispostos a lidar com discussões em sala de aula e entender as suas opiniões.

Conheça algumas delas aqui.

  • Aperfeiçoamento contínuo. O bom professor sabe que pode e deve melhorar continuamente como educador. ...
  • Paciência. O professor deve ser paciente. ...
  • Boa adaptação. ...
  • Facilidade de comunicação. ...
  • Saber motivar os alunos. ...
  • Ter empatia. ...
  • Ser capaz de aprender com seus alunos.

O bom professor é aquele que não se preocupa em ser conteudista, mas que promove a circulação do conhecimento, que aguça a curiosidade, que proporciona a reflexão, abrindo espaço para o diálogo saudável, para a troca de informações, propondo que cada sujeito envolvido no processo deixe sua opinião – as informações que ...

Independentemente da formação, o professor deve apresentar basicamente o seguinte perfil: amar a profissão, ser comunicativo, ter facilidade de se relacionar com o outro, ter equilíbrio emocional, ser criativo e empático. Quais os atributos de um bom professor?

Diz respeito à capacidade de lidar com os conteúdos – conceitos, comportamentos e atitudes – e à habilidade de construí-los e reconstruí-los com os alunos.

Para se tornar um professor, é necessário ter formação na área de pedagogia ou em licenciaturas diversas. Mas também existem cursos específicos que garantem a profissão.

O professor líder é capaz de inspirar, motivar e movimentar os alunos a atingirem e superarem suas metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. É a habilidade de tornar a visão do futuro clara e atraente: fluência no idioma. Finalmente, é a qualidade de inspirar confiança nos seus alunos.

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

Dominar o conteúdo, usar tecnologia e saber se comunicar
Uma pesquisa que ouviu alunos, educadores e pais de instituições parceiras do grupo Unità Educacional apontou que no campo das competências técnicas é fundamental que o professor tenha domínio do conteúdo, atualização tecnológica e capacidade de comunicação.

Quais características o novo professor deve ter?

  1. Empatia. A imagem do novo professor é muito mais humanizada e próxima dos seus alunos. ...
  2. Criatividade. ...
  3. Inovação. ...
  4. Flexibilidade. ...
  5. Multidisciplinaridade. ...
  6. Atualizar-se constantemente. ...
  7. Dedicar-se às inovações tecnológicas. ...
  8. Cuidar da inteligência emocional.

Os principais desafios do professor na atualidade envolvem sempre a crescente presença tecnológica no ambiente escolar. Tanto por parte dos alunos, atuando como uma distração, quanto pela falta de estrutura e conhecimento para incorporar as inovações que ocorrem cada vez mais rapidamente.

Descrição do trabalho: Professor (f/m/d)

  1. Apresentar aulas de forma abrangente e utilizar meios visuais/auditivos para facilitar o aprendizado.
  2. Fornecer instrução individualizada a cada aluno, promovendo o aprendizado interativo.
  3. Criar e distribuir conteúdo educativo.

É preciso saber comandar, ouvir, orientar, engajar, reconhecer, valorizar, incentivar e agir alinhado à missão, visão e valores da empresa, sem descuidar da moral e satisfação dos colaboradores.